contato@institutoacqua.org.br

Pacientes elogiam estrutura e atendimento do novo Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra (MA)

26/04/2022

Serviço ambulatorial, iniciado nesta semana, foi bem avaliado por pacientes; implantação do novo serviço ampliou assistência em nefrologia no estado

“Este Centro de Hemodiálise é um presente que toda a região ganhou. O atendimento foi rápido e a equipe excelente. Estou feliz em saber que fui um dos primeiros a ser atendido”, declarou Wescley Silva Sousa, 33 anos, um dos primeiros pacientes a ser atendido no ambulatório do Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra, nesta terça-feira (26/4).

O novo Centro de Hemodiálise de Presidente Dutra funciona na mesma área territorial onde estão instaladas a Policlínica e o Sorrir de Presidente Dutra, ambos gerenciados pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e entregues pelo governo do estado no último mês. A nova estrutura da unidade conta com recepção, arquivo, dois salões para sessão de diálise, reprocessamento de dialisadores, emergência e implantação de cateter, dois consultórios, isolamento de diálise e sala para equipe multiprofissional.

Walquiria Soares de Sousa, 26 anos, também expressou a importância do novo serviço na região central do estado. “Estava apresentando incômodo urinário e por isso decidi passar pela consulta no Centro de Hemodiálise. Eu achei até aqui o atendimento ótimo. Vou realizar os exames e trazer para o retorno com médica na quarta-feira da próxima semana”, pontuou.

Já Ângela Maria, moradora de Tuntum, também foi atendida no primeiro dia de atendimento do ambulatório. “O atendimento foi maravilhoso. Eu estava muito apreensiva por ter que fazer sessão de diálise, mas a médica me tranquilizou. Aqui [Centro de Hemodiálise] está tudo novinho e lindo”, disse.

As consultas do ambulatório envolvem tratamento de agravo em pacientes já nefropatas e prevenção de doenças renais. A nefrologista Ana Eliza Bastiani explica que além das consultas e exames clínicos, os exames de imagem e laboratoriais também integram o check list para determinar a necessidade do início do tratamento com diálise. “A ausência de um tratamento preventivo faz com que o paciente desconheça a existência da doença renal e a descubra apenas no momento de uma urgência, já dentro de hospital, o que acarreta, muitas vezes, na necessidade da realização das sessões de diálise. Por isso, é importante contar com um Centro tão acessível à população”, detalhou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *