contato@institutoacqua.org.br

Em dois dias, 24 pacientes têm alta após tratamento contra Covid-19 no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

28/04/2020

Pacientes recuperados, após tratamento na unidade de saúde, puderam reencontrar familiares; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

*com informações atualizadas às 20h45 de 28 de abril de 2020. 

As histórias de recuperação contra a Covid-19 continuam com capítulos emocionantes. Pacientes hospitalizados têm recebido alta médica após tratamento de vários dias no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA). Na última segunda-feira (27/04), seis pacientes receberam a informação de que estavam recuperados do novo Coronavírus e foram liberados. Nesta terça-feira (28), outros 18 pacientes também deixaram o hospital. Maranhão já conta com 600 casos recuperados.

Sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital Dr. Carlos Macieira é referência no tratamento a pacientes que testaram positivo para a Covid-19 e precisam de tratamento especializado com acompanhamento de equipe técnica e isolamento para evitar contágio. A unidade de saúde conta atualmente com 120 leitos, sendo 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais 42 adultos e 8 destinados à pediatria, e ainda 70 leitos para pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Com sorriso, Antônio Sousa Gomes Filho, 45 anos, deixou a enfermaria na segunda (27). Conduzido em uma cadeira de rodas pelo auxiliar de transporte, ao chegar ao corredor próximo ao elevador, recebeu aplausos de técnicos de enfermagem, médicos, e enfermeiros que se despediram do paciente.

Ele deixou um recado para a equipe de profissionais de saúde. “Agradeço a Deus e a toda equipe que me tratou bem e me curou. Agora é só colocar a vida para frente”, disse Antônio.

Durante os dias em que permaneceram internados, cada paciente recebeu cuidados de equipe multidisciplinar durante 24 horas. Medicamentos e acompanhamentos diários com avaliação clínica de forma permanente fizeram parte da rotina durante a internação dos pacientes.

Outro paciente a ter alta médica foi Atêncio Venâncio de Queiroga, 60 anos. Ao saber da informação que receberia alta médica e poderia retornar para casa, o paciente deu pulos de alegria e demonstrou a satisfação em vencer essa batalha.
“A internação é sempre complicada, mas os funcionários faziam me sentir em casa. Quero agradecer ao pessoal da limpeza, enfermeiros, técnicos, todo mundo foi muito importante, cada ajuda reflete no nosso bem-estar e na nossa saída, eu saio com outra visão do hospital Dr. Carlos Macieira”, comentou.

Tamires Queiroga, 26 anos, filha de Atêncio, expressou a emoção ao reencontrar o pai. “A emoção é indescritível. Gratidão a Deus por prover saúde para ele se recuperar desse vírus e aos profissionais de saúde que cuidaram dele durante esse momento”, disse.

A jovem ainda falou da relação dos familiares com as equipes de saúde. “Nossa relação era boa. Recebia os boletins médicos por telefone e por vídeo chamadas”, completou.

Rosymeire França Serrão, 24 anos, natural de Cajapió, cidade a 160 km de São Luís, também recebeu alta médica. A paciente, que realiza tratamento dialítico, permaneceu alguns dias na UTI, apresentou melhora e após exames pôde finalmente retornar para casa.

“Ver um paciente indo para casa é uma sensação maravilhosa”, garante a psicóloga Poliana Braga. Com equipamentos de proteção Individual (EPIs), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de transporte (maqueiro), auxiliares operacionais de serviços gerais, porteiros e seguranças têm permanecido na linha de frente no combate à pandemia e estão prontos e capacitados para atuar e salvar mais vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *