contato@institutoacqua.org.br

Palestra orienta mães e profissionais sobre Aleitamento e Alimentação Saudável na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão

19/06/2019

Unidade de saúde é referência estadual em atendimento à gestação de risco e conta com serviço de Banco de Leite Humano

Profissionais de enfermagem, estudantes da área da saúde e mães que estão internadas na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, participaram na última segunda-feira (17/07) de palestra sobre Aleitamento e Alimentação Saudável com a nutricionista clínica Tânia Mendes. A atividade integra as ações de formação e capacitação promovidas pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Tânia Mendes tem formação em Nutrição e é professora do curso técnico de Nutrição e Dietética do Instituto Florence de Ensino Superior, na capital maranhense. A unidade de saúde é uma das instituições parceiras da instituição na oferta de campo de conhecimento prático aos profissionais em formação.

Direcionada para as mães internadas na maternidade e que estão na etapa do puerpério (fase após o parto que inclui a amamentação), a ação levou informações sobre o processo da amamentação na fase dos seis primeiros meses e o início da introdução alimentar até os dois anos de idade.

“No caso de recém-nascidos e bebês que estão em acompanhamento ou internados na maternidade, a nutrição para a lactente (mulher que vai amamentar) deve ser orientada a contribuir em vitaminas que garantam mais disposição e energia para que elas possam produzir um leite melhor para os bebês”, explicou Tânia.

Dentro da Maternidade de Alta Complexidade existe o setor de nutrição clínica que atua diretamente com o Banco de Leite da unidade de saúde, como explica a coordenadora do setor, Patrícia Monteiro de Almeida.

“O setor de lactário integra a nutrição clínica da maternidade. É lá que controlamos e distribuímos o leite humano pasteurizado doado ao Banco de Leite e as fórmulas infantis de complemento alimentar para os bebês internados na unidade. Tudo é feito no mais rigoroso controle de temperatura e manipulação para assegurar qualidade à alimentação”, disse Patrícia.

Sobre o Banco de Leite – O procedimento de avaliação e indicação nutricional para os recém-nascidos acompanham uma série de protocolos avaliados pelo pediatra e o setor de nutrição. A unidade de saúde recebe o leite doado ao banco de leite e, após a etapa de ganho de peso e recuperação do estado nutricional, os bebês vão para o contato com a mãe na unidade de cuidados intermediários para serem alimentados pelas mães. O cuidado com a amamentação é uma das políticas de assistência em saúde promovidas pela Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão.

O Banco de Leite funciona na MACMA e é responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta, seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano. A equipe foi capacitada e está apta em amamentação com base nas Normas Brasileiras de Comercialização de Alimentos (NBCAL- Lei 11. 265) e tem conhecimento básico na Atenção Integral e Humanizada ao recém-nascido grave ou potencialmente grave.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *