contato@institutoacqua.org.br

Palestras educativas marcam campanha Novembro Azul no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

27/11/2022

Saúde integral do homem e visão urológica do câncer de próstata foram temas abordados na programação

A campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata, organizada pela equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), teve início na última terça-feira (22/11), com palestras educativas. No período da manhã, o psicólogo e mestrando em Psicologia Clínica e da Saúde, Antônio Viegas, abordou o tema “Homens, cuidando da saúde para além do Novembro Azul”. A programação no hospital administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) também contou com blitz educativa, consultas e exames.

Antônio iniciou a palestra pontuando a importância das campanhas de saúde como forma de educação preventiva e de modo particular o Novembro Azul, que incentiva os cuidados integrais da saúde do homem. “Esses cuidados integrais envolvem quatro dimensões, que são a física, a mental, a social e a espiritual. Cuidar da saúde física e da saúde mental devem ser cuidados paralelos. Muitos homens têm resistência aos exames e consultas por tabu. Ir ao urologista e ao psicólogo são duas especialidades que são importantes para esse tipo de cuidado. O tabu do exame de próstata não interfere em nada na sexualidade masculina”, sinalizou o psicólogo.

O especialista apresentou também dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. O câncer de próstata mata 28,6% da população masculina, isso significa que a cada 38 minutos morre um homem pela doença no Brasil. Cerca de 20% dos pacientes de câncer de próstata são diagnosticados pela alteração no toque retal e, por isso, a importância de fazer a prevenção, a partir dos 45 anos de idade. Entre os fatores de risco estão o histórico genético, a obesidade e a incidência maior em homens negros.

No período da tarde, o tema abordado foi “O câncer de próstata sob a visão urológica”, com o cirurgião-geral e residente de Urologia, Arian Carvalho de Sousa Oliveira, que falou sobre a importância para todo homem de manter regularidade nas consultas urológicas sobre cuidados com o corpo e planejamento reprodutivo. Ele lembrou que a campanha Novembro Azul chegou ao Brasil em 2011 como forma de alerta sobre a seguna neoplasia masculina que mais mata no mundo. “O câncer começa a partir de um erro na multiplicação celular. Na fase inicial não apresenta sintomas por isso a vigilância das consultas periódicas. Aqui no Carlos Macieira o serviço da Urologia atende às segundas, terças e quartas, sempre no período da tarde. Os pacientes que são diagnosticados com a doença são regulados para assistência adequada”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *