contato@institutoacqua.org.br

Palhaços da Alegria encantam pacientes do Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

14/07/2019

Músicas, brincadeiras e piadas alegraram pacientes e colaboradores; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

Pacientes do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), receberam neste domingo (14/07) visita dos Palhaços da Alegria. Doze voluntários da Fundação Dr. Payasonrisa, do Paraguai, levaram atividades como músicas, danças, brincadeiras e piadas. A atividade foi promovida pela comissão de humanização do hospital em parceria com a entidade e tem objetivo de levar humor e bem-estar aos pacientes internados das clínicas médica, ortopédica, UTI, pediátrica e maternidade.

A assistente social e presidente da comissão de humanização da unidade, Neusa da Silva Ribeiro Correia, explicou a importância da ação. “Esse projeto proporciona momentos de alegria e descontração, além de auxiliar na recuperação durante o tratamento. Como vimos hoje, pacientes que estavam há dias sem sorrir e conversar soltaram gargalhadas. Isso é maravilhoso e gratificante”, afirmou.

Por onde passaram os palhaços arrancam sorrisos de pacientes, acompanhantes e colaboradores do hospital. Para Otaciana Aguillar, 51 anos, mãe da paciente Tania Aguillar, 13 anos, a visita deixou a filha mais feliz. “Foi ótimo receber a animação e alegria dessa equipe. Esse tipo de atividade nos faz esquecermos que estamos em um hospital”, comentou.

A mesma alegria também foi expressada pelo paciente da clínica médica, Jaime Xavier, 56 anos, que está em recuperação de um acidente. “Com toda certeza essa visita deixou meu domingo e da minha esposa mais feliz. É possível sentir o carinho e dedicação no que eles fazem”, disse.

A unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com uma comissão de humanização composta por equipe multidisciplinar que busca promover a qualidade, melhoria e eficiência no serviço prestado aos pacientes. A atividade integra a política de gestão hospitalar com excelência em unidades públicas administradas pelo Instituto Acqua.

Projeto – criada há oito anos em Assunção, no Paraguai, a fundação Dr. Payasonrisa realiza parcerias voluntárias com hospitais. Os integrantes passam por um treinamento antes de atuarem. A coordenadora e representante da fundação Payasonrisa, Gabriela Bampi Paixão, explica como o projeto será desenvolvido na unidade.

“Estamos há dois anos trabalhando o projeto na fronteira do Brasil com o Paraguai e firmamos essa parceria com a comissão de humanização para virmos mensalmente. Agora estamos desenvolvendo um outro projeto para capacitarmos toda a equipe do hospital. Qualquer pessoa pode participar do nosso grupo, mas antes realizamos uma preparação. É possível ver a mudança no humor e rosto de cada paciente e acompanhante, isso é recompensador”, frisou.

3 comentários em “Palhaços da Alegria encantam pacientes do Hospital Regional de Ponta Porã (MS)”

  1. Carla de Fátima Oliveira Ramos disse:

    Que Deus abençoe todos vcs…Pois é um lindo trabalho que vcs fazem…Parabéns…??❤

  2. Ademildo Felipe Correia disse:

    Maravilhosa iniciativa, parabéns a todos!

  3. Melissa W. disse:

    Hacer voluntariado es un gran honor pues ayuda uno mantenerse humilde y agradecido por la vida y la salud que uno tiene.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *