contato@institutoacqua.org.br

Policlínica da Criança (MA) debate saúde mental 

10/01/2023

Psicóloga Lindaiane Ferreira orientou aspectos do equilíbrio na saúde mental como atividade da campanha Janeiro Branco; policlínica é gerenciada pelo Instituto Acqua 

Em São Luís (MA), a Policlínica da Criança deu início à programação da campanha Janeiro Branco com palestra nesta terça-feira (10/01), abordando reflexões sobre a importância da construção de uma cultura de saúde mental. Lindaiane Ferreira, psicóloga da policlínica, falou sobre o conceito de saúde mental a partir da Organização Mundial de Saúde (OMS). A campanha é realizada sempre em janeiro por ser um período propício de revisão das pessoas sobre seus propósitos e projetos. É o mês de reorganização de calendários, planejamentos, metas a serem cumpridas, e a cor branca é uma metáfora à folha de papel em branco, o que podemos dar início neste momento.

“Vivemos uma rotina que gera muitas expectativas sobre o futuro e uma busca por produtividade que muitas vezes nos tira o tempo para o lazer ou a contemplação. O tema da campanha deste ano nos chama atenção para uma vida com mais equilíbrio”, afirmou a profissional.

A Policlínica da Criança atende crianças e famílias com atendimentos ambulatoriais e exames clínicos. De segunda a sexta-feira acontecem atendimentos em Psicologia pela manhã e tarde. Lindaiane lembra a importância desses cuidados. “Temos percebido um aumento do número de crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade, com dificuldade de atenção, de cumprir uma rotina, muitas em decorrência da crise da pandemia. A psicoeducação é uma das metodologias que temos usado bastante junto aos pais. Também tem aumentado o número de diagnóstico de crianças com Transtorno do Espectro Autista e tudo isso é necessário um acompanhamento e o cuidado de toda a família com relação à saúde mental”, explicou Lindaiane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *