contato@institutoacqua.org.br

Policlínica Santa Inês (MA) participa da campanha Saúde na Praça – Outubro Rosa

27/10/2021

Iniciativa abrange consultas com clínico geral até exames preventivos; Policlínica Santa Inês é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Policlínica Santa Inês, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, realiza nesta quarta-feira (27/10), em Santa Inês, a edição do “Saúde na Praça – Outubro Rosa”, com foco na prevenção da saúde da mulher.
Foram oferecidos serviços de consultas com clínico geral, atendimento psicológico, avaliação nutricional, agendamento para mamografia e ultrassom das mamas, além de aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos (HIV/AIDS, Hepatites e Sífilis), exame preventivo (Papanicolau), vacinação do calendário anual e exame com o uso do equipamento ‘Linda’.

Para a diretora administrativa da unidade, Flávia Borges, a ação é importante, pois beneficia a população feminina com os serviços ofertados. “Nos alerta para o número de mulheres que precisam de acompanhamento com a nossa especialista mastologista, e a ação é fundamental para a divulgação das nossas especialidades à população, visto que muitas mulheres não têm conhecimento do que ofertamos na unidade”, pontuou.

Em Santa Inês, os serviços acontecem das 8h às 16h, na Praça da Matriz. Foi instalada estrutura para atender à população desde a triagem a consultas. Maria Assunção Machado da Silva, 56 anos, moradora do bairro da Palmeira, aproveitou que estava passando nas proximidades e realizou o atendimento inicial da triagem até o preventivo. “É muito importante essa iniciativa, pois muita gente precisa de ações como essa, principalmente nesse momento de pandemia que muitas pessoas deixaram de ir nas consultas, então ter essa oferta de atendimento gratuito é muito bom para toda população. Já sou paciente da Policlínica e o atendimento é satisfatório”, comentou.

A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Instituto Acqua, sendo a primeira edição com a qual muitas mulheres estão sendo beneficiadas com atendimentos médicos, psicológico e nutricional, exames como o ‘Linda’ e preventivo, além da atualização da caderneta de vacinação e teste rápidos. Valdilene Fernandes da Conceição, 42 anos, moradora do bairro Aeroporto, comentou a iniciativa. “É de uma importância muito grande, pois é um momento para se prevenir do câncer de mama e do colo de útero, pois mata muitas mulheres no Brasil. Hoje irei agendar minha mamografia, pois nunca realizei” falou.

Sobre o equipamento ‘Linda’ – O aparelho usa técnica de diagnóstico não invasivo, a termografia, e permite que os profissionais de saúde visualizem e quantifiquem as mudanças na temperatura da superfície da pele das pacientes, por meio de raio infravermelho. O exame é indolor e não oferece qualquer risco à saúde da mulher, indicado também para mulheres abaixo de 40 anos, ampliando ainda mais o cuidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *