contato@institutoacqua.org.br

Policlínica Santa Inês (MA) realiza atendimento especializado em fisioterapia pélvica para gestantes de alto risco

22/04/2022

Profissionais da unidade recebem capacitação sobre protocolo de atendimento na triagem para gestantes de alto risco; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Policlínica Santa Inês (MA) realiza atendimento específico para gestantes de alto risco. Inicialmente, as grávidas passam por triagem com enfermeiro obstetra, obstetra, fisioterapeuta, nutricionista e serviço social, após essa rotina é detectada quais gestantes precisam de acompanhamento exclusivo. A Policlínica é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para que os atendimentos aconteçam de forma adequada, os profissionais passam por capacitação com intuito de aperfeiçoar os acolhimentos às gestantes de alto risco. As atividades do treinamento acontecem com notas técnicas da saúde da mulher na gestação, parto e puerpério e com a equipe multiprofissional que faz parte do circuito de planificação da atenção ambulatorial especializada.

Para as gestantes que precisam de acompanhamento específico, as futuras mães recebem consultas de Pré-Natal, equipe multidisciplinar, exames laboratoriais e ultrassonografias obstétricas, como Doppler e morfológica, além da obstétrica convencional.

Maria Ana Adria Moraes Lopes, 25 anos, moradora de Santa Inês, fala com gratidão por ter um atendimento completo no município. A paciente faz acompanhamento fisioterápico na Policlínica Santa Inês. “O atendimento na Policlínica é bem diferente. Estou na minha segunda gestação e as duas gestações de alto risco, mas na época fiz meu pré-natal em outro local e não tinha esse atendimento de ser acompanhada por fisioterapeuta”, explicou.

Aqui nós passamos por todos os profissionais, e além da fisioterapia, consulto com a médica e com nutricionista. Nosso atendimento é completo aqui, e isso é bom demais”, acrescentou a paciente.

A especialista em fisioterapeuta pélvica, Cristianna Freitas Nascimento, comenta que as gestantes fazem a primeira consulta por uma avaliação, o circuito inicial para identificar a principal necessidade dessa paciente e as condições clínicas. Com essa avaliação é estabelecida a quantidade de sessões de fisioterapia ela precisa, sendo que esse acompanhamento ele é feito até o pré-parto.

“Atender gestante de alto risco é bem diferente porque a mulher durante a gestação tem alterações motoras e biomecânica decorrentes do processo gestacional, e a fisioterapia ajuda a amenizar esses sintomas que em algumas mulheres são bem mais intensos. Com isso, melhora a qualidade de vida, além de proporcionar a preparação para o parto e puerpério, conscientizando sobre a importância em ter um parto humanizado”, ressaltou.

Marcação – A obstetrícia de alto risco funciona de terça a sexta, pela manhã e tarde. A primeira marcação é feita na Unidade Básica de Saúde do município de origem, porém o agendamento de retorno é realizado na Policlínica, além de ter a data marcada para exames laboratoriais, imagens e retorno da consulta médica. As gestantes vêm estratificadas do município de origem. Após a triagem no circuito, essa gestante é novamente estratificada para que seja indicado se encaixa na gestação de alto risco – confirmada a estratificação ela continua com os atendimentos, caso não, ela volta para o atendimento na unidade de saúde de origem e continua com o pré-natal.

Atendimento pós-gestação – Após o parto, as puérperas têm até 42 dias para retorno, chamada de consulta de puerpério, esse atendimento é válido para todas que fazem pré-natal na Policlínica Santa Inês. Atualmente, algumas mães seguem o acompanhamento do recém-nascido com a pediatria da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *