contato@institutoacqua.org.br

Policlínica Santa Inês (MA) realiza atendimento especializado para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

30/03/2023

Crianças recebem atendimento a partir do diagnóstico; unidade de saúde contempla toda a região do Vale do Pindaré

A Policlínica Santa Inês (MA), gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece circuito de atendimento especializado para crianças de até 12 anos com Transtorno Espectro Autista (TEA). Inicialmente, pacientes passam com pediatra e neuropediatra, e após diagnóstico são encaminhados para o serviço inclusivo. Atualmente, 60 crianças da região do Vale do Pindaré são beneficiadas com atendimento terapêutico que tem duração de 6 meses – o trabalho conta com terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos.

Isabella Santos do Nascimento, terapeuta ocupacional, conta que o atendimento especializado é personalizado de acordo com a avaliação. “Após o diagnóstico nós vamos entender qual a necessidade e a dificuldade que ela tem, com isso criamos o objetivo e nosso trabalho com a criança é feito a partir dessa avaliação clínica”, falou.

Já foram realizadas 2.796 sessões, sendo 1.435 da terapia ocupacional e 1.361 da fonoaudiologia, além desses serviços específicos os pacientes também recebem acompanhamento de outras especialidades, se houver necessidade. Dependendo do caso, a criança pode ter acompanhamento nutricional para trabalhar assuntos como seletividade alimentar. O serviço psicológico é ofertado principalmente para os pais, cuidadores e responsáveis.

Girlana Bezerra Sousa, 36 anos, fala que a evolução do filho, Luís Guilherme, 4 anos, é nítida. “Em pouco tempo de acompanhamento já podemos perceber o quanto ele evoluiu em fala, pois era não verbal, e não tinha certas habilidades, agora já estamos percebendo desenvolvimento a cada terapia na Policlínica. Os profissionais são atenciosos e a cada final das terapias nos dão um retorno, nos passam atividades para trabalhar em casa”, contou.

Atendimento – O circuito funciona de segunda a sexta, em turnos manhã e tarde. As crianças vinculadas são acompanhadas durante 6 meses, com atendimento uma vez por semana. Após os 6 meses de acompanhamento, é elaborado um plano terapêutico para que a família continue trabalhando as atividades com a criança após a alta. O circuito aborda metodologia inclusiva e participativa, onde familiares e profissionais são integrados no plano de maneira que a criança seja acompanhada de forma integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *