Prevenção à obesidade infantil é tema de ação em unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua
09/06/2023
Roda de conversa e orientações nutricionais foram realizadas na Policlínica da Criança e na Creche Integral de Educação Infantil na capital maranhense; 3 de junho é a data mundial instituída pela Organização das Nações Unidades sobre o tema
Na quarta-feira (07/06) a Policlínica da Criança e a Creche Integral de Educação Infantil (Creche do Centro), em São Luís (MA), promoveram atividades em alusão ao Dia da Conscientização contra Obesidade Mórbida Infantil. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidades (ONU) no dia 3 de junho. As unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizaram roda de conversa e orientação nutricional.
Na Policlínica da Criança a conversa aconteceu na sala de espera de consultas. Uma mesa com lanches saudáveis, frutas e sucos foi oferecida para as crianças que aguardavam atendimento. Amanda Victoria Sousa, nutricionista clínica e comportamental da policlínica, apontou aspectos de prevenção e cuidados com alimentação. Ela e outra profissional de Nutrição atendem diariamente, de segunda a sexta, no consultório da unidade de saúde.
“Nós recebemos muitos casos de crianças com obesidade e sobrepeso, em decorrência de má alimentação, doenças crônicas ou mesmo deficiências nutricionais. A avaliação é feita pela curva de crescimento que define o diagnóstico e o acompanhamento. Tem criança com obesidade por condição hormonal, com alimentação perfeita. Mas a maioria não tem consequência da alimentação não regrada, pela ausência de atividade física, consumo de alimentos industrializados, entre outros fatores”, explicou Amanda.
As crianças foram convidadas a degustar um “churrasquinho de frutas”. Enzo Carvalho, 8 anos, estava acompanhado da mãe, Bárbara Lorena, para primeira consulta com psicólogo. “Eu gostei. Minha fruta preferida é uva e adoro suco de maracujá. Gosto de comer de manhã”, disse.
Na Creche do Centro a atividade foi realizada com a entrega de panfletos e orientações mediadas pela nutricionista Niara Pereira, da equipe Bem-Estar. A unidade acolhe crianças de 1 a 3 anos em tempo integral, com atividades escolares e serviços de saúde, com pediatria, nutrição, psicologia e enfermagem.
Números – De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, o Brasil terá um terço da população de crianças e adolescentes nesta condição até 2035. A taxa é maior entre os meninos. O aumento da obesidade e sobrepeso entre crianças é alarmante porque representa um futuro de jovens em condição de risco de saúde para outras doenças, como diabetes, hipertensão e câncer.
Quer conferir outros conteúdos relacionados às iniciativas do Instituto Acqua? Acesse também nossas redes sociais @institutoacqua