contato@institutoacqua.org.br

Prevenção ao câncer de mama é tema de palestra no Hospital Regional de Balsas (MA)

28/10/2020

Atividade integra a campanha Outubro Rosa nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

As unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Maranhão têm promovido neste mês diversas atividades em alusão à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. No Hospital Regional de Balsas, palestra com o tema “Câncer de mama: prevenção, diagnóstico e tratamento” foi realizada entre os profissionais do hospital na última terça-feira (27/10).

Conduzida pela ginecologista e obstetra Jamyla Sousa Vieira, a palestra deu enfoque às medidas de prevenção que contribuem para evitar desenvolver a doença. Entre os fatores de prevenção, foi pontuada a importância de adquirir uma dieta saudável, com produtos frescos, a diminuição do consumo de carne vermelha, sal e carboidratos processados, por exemplo. “Pesquisas indicam que a mudança desses hábitos alimentares reduz em até 20% o risco de adquirir o câncer”, disse Jamyla.

Entre outros fatores de prevenção foram citados ainda o aumento do consumo de fibras, vitamina D, e evitar o sedentarismo com a prática de atividade física, bem como consumo exagerado de álcool e aumento de peso.

“É muito importante também fazer os exames de mamografia anualmente, que possibilita identificar o quanto antes os casos de câncer de mama e iniciar o tratamento com sucesso”, finalizou a ginecologista, que também atua como mastologista.

A Campanha Outubro Rosa tem objetivo de divulgar as informações sobre prevenção ao câncer de mama. A doença é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. O Ministério da Saúde orienta que a mamografia de rotina em mulheres sem sintomas ou sinais de doença em suas mamas (rastreamento) seja feita na faixa etária entre 50 e 69 anos, uma vez a cada dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *