contato@institutoacqua.org.br

Prevenção ao câncer de próstata é debatido na Maternidade Nossa Senhora da Penha (MA)

26/11/2020

Atividade da campanha Novembro Azul mobilizou profissionais e usuários da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última terça-feira (24/11) a Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís (MA), reuniu colaboradores e pacientes para debater sobre prevenção ao câncer de próstata. A atividade integrou a campanha Novembro Azul que mobiliza ações educativas nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O debate foi direcionado pela enfermeira e professora da Universidade Ceuma, Keila Azevedo Ferreira Passos, convidada pela equipe da maternidade. A palestra iniciou com alguns vídeos de cirurgias realizadas em pacientes com câncer de próstata. “O vídeo chama atenção porque muitos homens nunca viram uma cirurgia e acreditam que não vão passar por essa situação. Só procuram a unidade de saúde quando estão adoecidos. A saúde pública prima pela prevenção”, esclareceu a profissional.

A enfermeira alerta que o câncer é uma doença silenciosa e tem aumentado no país. O tabu sobre a saúde integral do homem atinge, sobretudo, as ações de prevenção. “A vergonha com o exame ainda é muito grande e é preciso quebrar esse pensamento”, alertou Keila Passos.

Ela relatou ainda a experiência do próprio pai, de 80 anos, Rubens Ferreira dos Santos, que descuidou da prevenção e não admitia o toque retal. Passou pela cirurgia e realizou 44 sessões de radioterapia. “São histórias como essa que provocam a conscientização. A prevenção tem que estar associada a mudança de hábitos, redução de alimentos conservados, enlatados, carboidratos, incluir atividade física e hábitos saudáveis de alimentação”, afirmou a enfermeira.

Tiago Felipe Pimenta Ferreira, 22 anos, acadêmico de Enfermagem, disse que só mudou o comportamento quando entrou na graduação. “Só ia para a unidade de saúde quando tinha algum sintoma e hoje entendo que a prevenção é muito importante para diminuição dos agravos. A cura do câncer de próstata é possível em até 90% na etapa inicial”, falou.

Luan carlos Moraes Azevedo, 30 anos, disse que a palestra mudou o pensamento. “A pessoa tem que se prevenir, se não se cuidar pode acontecer com qualquer um”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *