contato@institutoacqua.org.br

Prevenção ao suicídio é tema de palestra no Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA)

14/09/2020

Atividade iniciou programação Setembro Amarelo no hospital gerenciado pelo Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A prevenção ao suicídio foi tema de palestra no Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), nesta segunda-feira (14/09), abrindo a programação da campanha Setembro Amarelo na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Para iniciar diálogo sobre o tema de forma sensível e reflexiva, os profissionais do hospital receberam balões amarelos simbólicos. Quem não conseguisse encontrar uma solução ou resposta para um problema, estourava o balão. A dinâmica foi conduzida pela psicóloga Larissa Luzia Freitas Silva.

“O balão, na dinâmica, seria uma representação da vida. Pessoas com crise suicida acabam tirando a própria vida como forma de cessar o sofrimento. É a partir desse diálogo, desse reconhecimento das dificuldades e do acolhimento das pessoas que estão dando sinais de sofrimento, que podemos agir e prevenir”, disse a psicóloga.

A palestra trouxe ainda definições sociais sobre o conceito de suicídio, o que caracteriza o ato e como encontrar ajuda profissional gratuita em locais de oferta de atendimento psicossocial. Prevenir o suicídio é o principal objetivo da campanha que, este ano, tem como tema “cuidando das pessoas e acolhendo vidas”.

Para o diretor do hospital, Erick Bringel, a campanha Setembro Amarelo é importante para o cuidado dos profissionais de saúde. “O cuidado com a saúde mental dos profissionais é constante no hospital, ainda mais neste ano atípico em que estivemos diante dos atendimentos na linha de frente aos pacientes com a Covid-19, sempre tendo apoio dos nossos psicólogos”, pontuou.

Atividades – A equipe montou um ipê decorativo para a troca de mensagens motivacionais entre os colegas de trabalho durante a semana. A programação continua com palestras diárias até a próxima sexta-feira, dia 18. Os psicólogos do hospital vão abordar temas diversos. Na terça, Allan Neponuseno Linhares fala sobre depressão e outros diagnósticos; na quarta, o tema ‘compreender para cuidar’ será abordado por Raira Larrainy; na quinta, a identificação dos fatores de risco para o suicídio será apresentado por Magno Pinto de Oliveira e, no encerramento, o psicólogo Bruno Amérrico Seba de Castro tratará do cuidado aos profissionais de saúde.

Um comentário em “Prevenção ao suicídio é tema de palestra no Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA)”

  1. Muito boa a iniciativa. Parabéns por lembrar de quem cuida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *