contato@institutoacqua.org.br

Prevenção combinada é tema de palestra no Hospital Macrorregional Tomás Martins (MA)

23/12/2019

A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com programação alusiva ao Dezembro Vermelho de prevenção contra o HIV

No Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), as atividades da campanha de prevenção contra o HIV contam com palestra e orientação a profissionais e usuários da unidade de saúde. Em (12/12), a equipe de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do hospital, em conjunto com o Centro de Testagem e Aconselhamento do município, realizou a palestra “Prevenção Combinada contra o HIV em acidentes ocupacionais e situação epidemiológica das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)”. As atividades na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) continuam nesta segunda-feira, 23 de dezembro, com palestra direcionada para o tema.

De acordo com o técnico de segurança do trabalho, Zózimo Castro Câmara Júnior, o objetivo é falar sobre prevenção combinada. “Debatemos sobre as várias formas de garantir a prevenção da saúde nas relações e comportamento sexual, além de estimular o cuidado com o corpo, a realizar exames regulares e ter práticas preventivas”, disse.

Formas de como garantir a prevenção combinada em situações diferentes, a importância do uso do preservativo e de lubrificantes na relações sexuais foram tópicos abordados na primeira palestra. O técnico de segurança também falou sobre protocolos que o hospital adotou para a prevenção. “Diariamente e semanalmente temos encontros com os funcionários para despertar essa conscientização em relação às suas atividades diárias, divulgar também medidas de prevenção de doenças, incluindo as IST’s”, completou Zózimo.

Nas situações em que são identificados acidentes com o paciente ou com o profissional sobre o risco de contrair uma infecção, o hospital mantém medidas de notificação, de acordo com as metas de segurança. A Campanha Dezembro Vermelho busca sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de alertar para a prevenção que é a única forma de não contrair a doença, também incentiva a realização do teste rápido para detecção do vírus no estágio inicial. O tratamento do portador do HIV, nesta fase, aumenta a expectativa de vida por meio de tratamento especializado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *