contato@institutoacqua.org.br

Prevenção de infecção do trato urinário é tema de capacitação no Hospital Regional de Balsas (MA)

22/11/2021

Hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) conta com Serviço de Controle de Infecções Hospitalares, responsável pelo treinamento dos profissionais neste tipo de prevenção

Profissionais do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, participaram, na última sexta-feira (19/11), de treinamento sobre medidas de prevenção de infecção de trato urinário associada à cateter. Organizada pela equipe que integra o Serviço de Controle de Infecções e o Núcleo de Educação Permanente, a ação orientou sobre indicação, técnica de inserção, manutenção, avaliação do tempo de permanência e remoção do cateter vesical de demora. O hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Este tipo de infecção é uma das causas predominantes de infecções relacionadas à assistência à saúde, que podem ser prevenidas com atenção aos procedimentos de cateterização vesical, como explica a enfermeira Rayane Araújo, enfermeira responsável pelo serviço de controle de infecções do hospital. “É preciso indicação adequada, seguindo as medidas assépticas e antissépticas, manter o sistema de drenagem fechado e estéril, bem como na necessidade de coleta de urina para exames, coletar pequena amostra através de aspiração com agulha estéril após desinfecção do dispositivo de coleta. Estas e demais medidas especiais são necessárias para que a equipe possa estar apta ao avaliar um paciente em uso ou que irá realizar um cateterismo vesical de demora”, afirmou.

O treinamento faz parte da atualização de protocolos específicos de critérios diagnósticos e medidas de prevenção para a redução das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS, que garante melhorias na assistência em saúde em hospitais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *