contato@institutoacqua.org.br

Profissionais da Maternidade Benedito Leite (MA) participam de capacitação em assistência ao bebê prematuro

10/05/2021

Maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); treinamento foi realizado virtualmente

Profissionais da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), participaram, na última semana, de aula virtual sobre assistência ao prematuro. A capacitação foi ministrada pela médica neonatologista Gabriella Miranda Martins, com a presença de 17 profissionais (fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros e terapeutas ocupacionais) que integram a equipe multiprofissional da maternidade.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maternidade dispõe de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, com 10 leitos que funcionam 24 horas. O serviço está em funcionamento há 7 meses e, continuamente, as equipes assistenciais e multiprofissionais participam de treinamentos e capacitações para atualizar conhecimentos e técnicas de assistência. Foram treinados os profissionais que atuam desde o atendimento à gestante na sala de parto até aqueles que promovem a assistência dentro da UTI Neonatal.

Gabriella abordou tópicos diversos, como o desenvolvimento neurossensorial do prematuro, a maneira adequada do manejo do bebê com o mínimo manuseio e aspectos relacionados à neuroproteção. “É importante a compreensão das rotinas que já são protocolares dentro da UTI Neo e da assistência na sala de parto, na conscientização de toda a equipe, principalmente sobre o mínimo manuseio do bebê prematuro”, concluiu a médica.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *