contato@institutoacqua.org.br

Profissionais da Maternidade Benedito Leite (MA) recebem capacitação sobre feridas e curativos

12/02/2020

Treinamento integra ações de qualificação da assistência em saúde nas unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Na última segunda-feira (10/02), profissionais da Maternidade Benedito Leite, na capital maranhense, participaram de capacitação sobre atualização de feridas e curativos, promovida pela unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

A capacitação abordou diferentes técnicas com objetivo de evitar a infecção da ferida, desde um corte feito em cirurgia até a manutenção dos curativos de ferimentos mais prolongados, incluindo ainda informações gerais sobre características da pele, fases da cicatrização, avaliação de feridas, princípios básicos sobre curativos e fatores que interferem na cicatrização.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira e estomaterapeuta Kreyny Costa Silva Alves, professora de Enfermagem da Faculdade Pitágoras. Na exposição dos conhecimentos, houve relatos de casos e esclarecimento de dúvidas sobre as três principais ocorrências de feridas em gestantes, a infecção sítio-cirúrgico, infecções puerperais decorrentes de episiotomia e outros procedimentos de enfermagem.

“A atualização destas técnicas é imprescindível para a qualidade da assistência em enfermagem. A maternidade geralmente lida com três principais tipos de feridas mais comuns em gestantes e o treinamento abordou técnicas corretas, manutenção do curativo, uso de materiais de forma correta e higienização, evitando infecções e complicações maiores”, finalizou a coordenadora de enfermagem da maternidade, Kelma Lucena.

A Maternidade Benedito Leite oferece serviço de média complexidade e assistência em saúde a gestantes de forma humanizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *