contato@institutoacqua.org.br

Profissionais da Maternidade Humberto Coutinho (MA) recebem treinamento sobre hemorragia pós-parto

08/07/2019

Atividade integra capacitação dos profissionais em boas práticas de assistência ao parto, emergências obstétricas e pediátricas

A Maternidade Humberto Coutinho, localizada no município de Colinas (MA), ofereceu nos dias 3 e 4 de julho treinamento direcionado aos enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre manejo de pacientes com hemorragia pós-parto. A ação foi ministrada pela coordenadora de enfermagem da unidade de saúde, Daniele Teixeira.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a maternidade tem o objetivo de atingir a marca de zero morte-materna com estratégias de enfrentamento às emergências obstétricas, com o incentivo à adoção de protocolos para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia pós-parto e mudanças nos processos de trabalho e fluxos assistenciais.

A hemorragia pós-parto é o sangramento aumentado além do que se espera no período logo após o parto. Acontecem em gestantes com gravidez de risco. Durante o treinamento, a equipe de enfermagem foi orientada sobre os protocolos de como tratar a hemorragia junto com a equipe médica ou até a chegada da equipe ao local onde está a gestante, se estiver fora da unidade de saúde.

“Os casos mais graves são transferidos para a Capital maranhense ou unidade mais próxima que tenha Unidade de Terapia Intensiva. Aqui na maternidade garantimos suporte para estabilizar as gestantes de gravidez de alto risco com hemorragia até a transferência. O passo mais importante é a prevenção que acontece tanto no pré-natal quanto na classificação de risco e no intraparto quando ela é atendida na maternidade”, explicou Daniele Teixeira.

A agenda de capacitação incluirá outras rotinas e práticas de assistência ao parto. O próximo treinamento, em data a ser definida, terá como tema a orientação sobre aleitamento materno. A maternidade realiza, mensalmente, entre 120 e 150 partos, e possui estrutura com 44 leitos, três consultórios médicos, dois consultórios de enfermagem, três salas de cirurgia, três leitos de recuperação pós-anestésica e três salas de parto humanizado (PPP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *