contato@institutoacqua.org.br

Profissionais da Retaguarda Materna (MA) recebem treinamento sobre Aleitamento Materno

11/01/2021

A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última sexta-feira (08/01) profissionais que integram a equipe da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), foram capacitados durante palestra sobre Aleitamento Materno. A qualificação garante a continuidade das práticas de boa assistência à mãe e bebê em unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão.

Ministrada por Verônica dos Santos Silva, enfermeira obstetra e supervisora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora da Penha, a palestra objetivou fortalecer entre os profissionais a importância da amamentação e vínculos gerados pela rede de apoio que inclui todos os colaboradores da unidade.

“É importante gerar esse empoderamento das pacientes, para que elas sejam protagonistas desse vínculo que vai surgir entre a mãe e o bebê na fase da amamentação. O leite materno é a melhor nutrição para o bebê porque oferece os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança. Evitam diversas doenças, como diarreia, infecções respiratórias, diminui alergias e colabora para reduzir a hipertensão, colesterol e diabetes na fase adulta”, disse Verônica Silva.

Por meio de atividades de demonstração sobre o modo correto da pega do bebê no seio, massagens que evitam engurgitamento mamário, formas corretas de extrair o leite, os profissionais aprenderam na prática técnicas que ajudam a garantir confiança e autonomia para a mãe.
“Apoiar e incentivar a amamentação contribui na diminuição dos índices de mortalidade dos bebês e reduz danos e riscos de câncer de mama, câncer de ovário, anemia e depressão pós-parto entre as parturientes”, finalizou a enfermeira.

A ala materna ‘Elisabeth Coelho Vaz’ funciona com 40 leitos no 3º andar da Santa Casa de Misericórdia. O espaço foi reformado e modernizado, com equipamentos para ações de assistência ao atendimento materno-infantil. A Retaguarda Materna garante suporte às maternidades de Alta Complexidade do Maranhão, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, vinculadas à rede estadual e sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *