contato@institutoacqua.org.br

PROFISSIONAIS DO ACQUA NO MARANHÃO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE LESÕES DE PELE

31/05/2019

Ação foi oferecida aos profissionais do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) e Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM)

Nos dias 28 e 29 de maio, profissionais de três unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Maranhão, participaram de capacitação sobre as novas tecnologias no tratamento e prevenção de lesão de pele, ministrada pela enfermeira Andrezza D’Azevedo, profissional com especialização em estomaterapia pela Universidade de São Paulo (USP).

A palestrante, por meio de abordagem que explicava a utilização de curativos, também mostrou práticas modernas de prevenção e tratamento de feridas. “A ferida pede mudança. Ela não é causa, é consequência. Não existe o curativo ideal para os ferimentos. Na palestra a ideia é abordarmos as principais lesões que acontecem em unidades de saúde e quais curativos e procedimentos já estão alcançando resultados avançados”, explicou.

Estomaterapia ainda é recente no Brasil. É uma especialização exclusiva do profissional de enfermagem para atuar na prevenção e melhor tratamento aos pacientes com feridas agudas, crônicas e complexas, pacientes com estomias, incontinentes (urinária e anal), fístulas, catéteres e drenos. “É uma área de conhecimento que cresceu no Brasil quando vieram tecnologias mais avançadas de curativos e quando os enfermeiros passaram a escrever mais e trocar experiências”, acrescentou a especialista.

Andrezza realizou ainda demonstração do uso de alguns produtos e aplicações em casos clínicos específicos para os profissionais da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

Foram apresentadas técnicas de uso de curativos, fixação de cânulas orotraqueais e orogástricas, bandagem em cirurgias plásticas, fixação, cobertura e cuidados com a pele no tratamento de feridas agudas, cuidados com feridas no intra-operatório, epidermólise bolhosa, lesões por trauma e tratamento em áreas doadoras de enxerto.

“A partir do relato de experiência dos casos clínicos, a gente avança nas informações sobre os curativos. A abordagem dos produtos vai desde um bebê até um idoso. Entre as novidades do mercado estão os curativos sintéticos, os curativos com silicone e os curativos antimicrobianos, à base de Cloreto de Dialquil Carbamoil”, disse Andrezza.

A capacitação também levou recomendações direcionadas para a atuação multiprofissional das unidades e a importância dos serviços de controle de infecção hospitalar, por meio das ações integradas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *