contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Acqua participam de Congresso Internacional de Enfermagem no Maranhão

20/06/2019

Iniciativa reúne profissionais do Brasil e exterior para discutir as tendências e os desafios na gestão estratégica e práticas avançadas de Enfermagem; Acqua levou equipes para capacitação

Profissionais de enfermagem que atuam em hospitais e maternidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES) participam do 1° Congresso Internacional de Enfermagem em Terapia Intensiva (CIETI). O evento, que teve abertura nesta quarta-feira (19/06) no Hotel Bluee Tree, em São Luís, tem objetivo de promover a integração entre os enfermeiros da Terapia Intensiva do Brasil e do mundo por meio de intercâmbio. Questões relacionadas aos desafios na gestão estratégica e práticas avançadas de enfermagem no cuidado ao paciente crítico também são temas abordados. O Congresso é promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem e Terapia Intensiva (ABENTI). O Instituto Acqua apoia o evento – que se estende até esta sexta-feira (21/06).

Estiveram presentes na abertura o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, secretário de Saúde do município de São Luís, Lula Filho, a reitora da Universidade Federal do Maranhão, Nair Portela, a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) Widlani Sousa Montenegro, além da diretoria executiva do órgão, entre outras autoridades políticas do setor público e privado de saúde.

As equipes do Acqua que atuam no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), Hospital Dr. Juvêncio Mattos, todas unidades em São Luís, além da Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas, Hospital Regional de Balsas, Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e Hospital Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, trocaram experiências com enfermeiros intensivistas, docentes, enfermeiros assistenciais, residentes e técnicos de enfermagem de todo o território nacional e internacional.

Durante o lançamento do Congresso, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, pontou a importância do evento. “Esses espaços contribuem para produção de conhecimento e também de riqueza no estado do Maranhão. Eventos como esse são essenciais e nos fazem dar passos importantes para que possamos avançar”, frisou.

A presidente da ABENTI afirmou que temáticas relevantes para enfermagem intensiva serão tratadas no encontro. “É um momento para nós, enfermeiros, melhorarmos nossos posicionamentos através de conhecimento. Que nossas tomadas de decisões, sejam elas clínicas à beira do leito ou como gestores, possam sempre ser pautadas pelo conhecimento. O CIETI é um evento de conhecimento”, apontou Widlani Sousa.

Para a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, o congresso vai de encontro à política de gestão que se faz presente em cinco cidades maranhenses com as quais a instituição está à frente de projetos. “Nós incentivamos o processo de aprendizagem, a integração entre profissionais e, mais do que isso, pautamos nossos profissionais para que atendam cada paciente com respeito, profissionalismo, atenção e responsabilidade. O Acqua mantém forte empenho na humanização. Congressos como o CIETI aprimoram e fortalecem esse cenário”, define.

Trabalhos Científicos – O enfermeiro e supervisor técnico do Instituto Acqua, Claudio Mendes, foi convidado para compor a banca de examinadores das apresentações dos trabalhos científicos. Sete trabalhos acadêmicos dos cursos de enfermagem dos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e Amazônia foram submetidos à apreciação do enfermeiro que é especialista em Unidade de Terapia Intensiva, auditoria e gestão em serviço de saúde, urgência e emergência, e mestrando em gestão e serviço de saúde.

“O evento é um momento de interação científica, política e social. O Acqua vem qualificando cada vez mais sua equipe profissional. Enfermeiros das 12 unidades foram inscritos e serão multiplicadores do conhecimento adquirido no congresso”, afirmou o supervisor técnico do Acqua no Maranhão.

Programação – Após a solenidade de abertura, a palestra magna com o tema “Futuro das práticas avançadas de enfermagem: realidade mundial” foi conduzida pela chinesa Esther Wong. Em seguida, a conferência “Como certificações em enfermagem estimulam o empoderamento do enfermeiro intensivista na Estratégia e práticas avançadas” integrou a programação.  Mesas redondas sobre práticas avançadas em enfermagem, como desenvolver o EPA no nível hospitalar e como as instituições de ensino superior poderão formar enfermeiros para as práticas avançadas utilizando simulação realística fecharam as atividades do primeiro dia de congresso CIETI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *