contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Acqua participam de Simpósio Internacional de Cuidado Neonatal

03/10/2019

Evento reuniu profissionais de vários estados; Instituto Acqua apoia ações de qualificação técnica e pessoal dos colaboradores

Profissionais do Instituto Acqua participam, até o último final de semana, do Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Interdisciplinar Neonatal do Norte e Nordeste. O evento reuniu médicos, profissionais de enfermagem e fisioterapeutas que atuam no cuidado ao recém-nascido de risco em maternidades e hospitais dos estados do Maranhão, Pará e Amazonas. O Simpósio é promovido pela Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), Sociedades Pediatria Amazonese e do Pará.

Para a presidente da Sociedade de Pediatria do Maranhão, Marynéa Vale, o encontro é um momento atualizar conhecimento. “Contamos com palestrantes de renome nacional e internacional que nos atualizaram para qualificação da atenção em neonatologia, de forma a reduzir as mordidades que acometem nossos bebês e influenciam os indicadores de mortalidade neonatal no norte e nordeste”, pontuou.

Abertura – Durante a solenidade de abertura da programação científica, o médico e responsável-técnico do Instituto Acqua, Claudio Araújo, pontuou a importância do evento. “Este simpósio traz a discussão da importância do tratamento interdisciplinar em UTIs Neonatais. Essa medida beneficia os recém-nascidos e ajuda no tratamento, diminuindo o tempo de internação e evitando sequelas nestes recém-nascidos. Além de reforçar a importância de uma assistência correta no pré-natal”, disse.

Com o tema ‘Atenção Humanizada ao Recém-Nascido Método Canguru: Repercussões ao longo da vida’, a professora e Dra. Zeni Carvalho Lamy conferiu palestra Magna de abertura. A programação seguiu pelas palestras com temáticas sobre Cuidados com o RN prematuro extremo, hipertensão pulmonar, refluxo gastroesofágico, suporte ventilatório não invasivo desde o nascimento, ventilação direcionada em neonatologia, entre outras temáticas. A programação encerrou no último sábado (28/09), com a realização de workshop com o tema ‘Pneumotórax em RNS: Fatores de risco, diagnostico e manejo conservador x drenagem’.

A coordenadora de enfermagem do Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Deilza Moraes, pontuou a relevância da participação no evento. “É importante esse apoio do Instituto Acqua para os profissionais participarem desses eventos. Já adquirimos conhecimentos e tivemos diversas ideias para colocar em prática na UTI Neo do Juvêncio Mattos contribuindo para reduzir a morbidade e mortalidade das nossas crianças que são atendidas na unidade”, disse.

Trabalho Científico – Três trabalhos científicos das equipes da UTI Neonatal da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA) foram apresentados durante o simpósio. Os profissionais Isabela Luiza Nogueira, Paulo Rogério Lobão, Roama Paulo Ulisses Vaz e Wlling Jorge dos Santos foram os autores do trabalho com o tema “ Uso de bandagem elástica adesiva como fixador de tubo orotraqueal na prevenção de extubação não programada de recem-nascido internados em uma unidade de terapia intensiva neonatal no Estado do Maranhão”. Já o trabalho “Qualidade de Vida de Mães de Crianças com Zika Vírus “ foi escrito por Paulo Rogério Lobão de Araujo Costa, Marivanda Goudard, Roama Paulo Ulisses Vaz, Isabela Luiza Nogueira, Francisca Bruna Arruda, Andrea Dias e Maria do Desterro.

‘Impacto da implementação de Protocolo de Neuroproteção sobre as taxas de Hemorragias Intracranianas em Prematuros em uma unidade Neonatal no estado do Maranhão’, foi apresentado pela enfermeira Valdilene Pinto, da UTI Neo da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão.

“O protocolo de neuroproteçao foi implementado desde a segunda metade do ano de 2017 na unidade neonatal da MACMA e é aplicado em todos os RNs menores de 32 semanas de idade gestacional até 72 horas após o nascimento. Ele tem como finalidade minimizar alterações do fluxo sanguíneo cerebral que compromete o aumento da pressão sanguínea craniana”, explicou uma das autoras durante a apresentação do trabalho científico.

Gianne Negri Von Randow, outra autora do trabalho, explicou que desde a implantação deste protocolo houve uma redução das taxas de Hemorragias Intracranianas. “Tivemos uma redução de 50% das taxas de Hemorragias Intracranianas Graus III e IV que são as hemorragias consideradas mais graves. Essa reduçao leva a impactos importantes na qualidade de vida desses recém-nascidos, por prevenir morbidades neurológicas a longo prazo”, disse.

O trabalho científico teve ainda como autores Paulo Rogério Lobão de Araujo Costa, Marivanda Goudard, Aristides Bogea Bittencourt, Valdilene Pinto Ferreira, Marcia Lucia de Araújo Leite, Camila Morreira Ferreira, Katia Djanne Correa Pereira Santos e Analamacia Brito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *