contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Himaba (ES) apresentam artigo em Congresso Mundial de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica

04/09/2023

Médicos da unidade apresentaram caso de paciente que foi operado, saindo da fila de transplante. Evento internacional aconteceu em Washington, Estados Unidos

A equipe de cardiologia do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha (ES), apresentou artigo científico no 8º Congresso Mundial de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca Pediátrica, em Washington, Estados Unidos.

O tema do estudo foi “Síndrome da Aorta Média: um relato de caso com resolução cirúrgica” e escrito pelos médicos Leandro Batisti de Faria, Danielle Lopes Rocha, Rafael Aon Moyses, Luiz Renato Dias Daroz, Sonia Maria Alves Andrade, Andre Loss, Ariane Binoti Pacheco, Camila Turra de Carvalho, Rafael Silva Sampaio e Crislane Belisario Ambrozim. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O artigo é um relato de caso de um paciente de 9 anos, procedente de outro serviço, sem o diagnóstico certo, aguardando transplante cardíaco.

Danielle Lopes Rocha, coordenadora da Cardiologia Pediátrica do Himaba, conta que após a identificação da cardiopatia rara de base, a equipe de cardiologia instituiu o tratamento clínico adequado preparando-o para procedimento cirúrgico de risco. “A cirurgia foi um sucesso. Ele teve alta após 15 dias de operação. Hoje este paciente recuperou a função cardíaca, saindo da fila de transplante cardíaco e segue em acompanhamento conosco, tendo melhorias consideráveis da insuficiência renal e cardíaca”, afirmou.

Qualificação – O Himaba é referência em atendimento de cardiologia infantil no Espírito Santo. A constante qualificação e especialização de profissionais permite assistência segura e eficaz aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A especialidade é direcionada a crianças e adolescentes com problemas no coração e grandes vasos do sistema circulatório (veias e artérias). Para ter acesso ao atendimento é necessário que o paciente seja encaminhado pelo médico da Atenção Básica, como Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Para Emilio Mameri, diretor-técnico do Himaba, a apresentação do artigo científico em um Congresso Internacional é o reconhecimento do trabalho de excelência prestado pela unidade.  “Estamos muito orgulhosos de toda a equipe da cardiologia que esteve nos Estados Unidos para falar da experiência exitosa de uma cirurgia feita aqui. Isso mostra que seguimos no caminho certo, prezando pela inovação no serviço e um atendimento cada vez mais humanizado para crianças e seus acompanhantes”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *