contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Himaba (ES) ministram curso sobre aleitamento materno

13/09/2021

Objetivo é garantir a realização dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno no município de Vila Velha; hospital é administrado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)

Referência em aleitamento materno, o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), tem três representantes da instituição como instrutoras do curso “Manejo do Aleitamento Materno”, em parceria com a área técnica da saúde da criança de Vila Velha. Angélica Carvalho, presidente do Comitê de Aleitamento Materno e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Himaba, Gisele Helena, Vice-Presidente do Comitê de Aleitamento Materno e Coordenadora do BLH Himaba, e Racire Sampaio, neonatologista, membro do Comitê de Aleitamento Materno e profissional de rotina da enfermaria pediátrica, estão à frente das aulas, demandadas pela Prefeitura de Vila Velha, que possui objetivo de, em breve, abrir salas de apoio à amamentação no município.

As aulas serão realizadas todas às quintas-feiras do mês de setembro, virtualmente, com duração de 2 horas e carga horária completa de 20 horas. Voltado para equipes multiprofissionais das Unidades Básicas de Saúde de Vila Velha, o curso também conta com a participação de profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Himaba, sendo enfermeiras, técnicas de enfermagem e médicas da instituição. São mais de 40 colaboradores absorvendo aprendizado sobre o passo a passo para garantir o sucesso do aleitamento materno. Em outubro, as participantes farão visita ao Banco de Leite Humano do Himaba para aula prática e atendimento a puérperas.

A presidente do Comitê de Aleitamento Materno e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano (BLH) do Himaba, Angélica Carvalho, explica que o objetivo do curso é garantir a realização dos passos 2 e 10 da lista de 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. “Além de capacitar toda a equipe de cuidados de saúde, buscamos garantir o encaminhamento das mães aos grupos de apoio formados na cidade de residência. Essa iniciativa é o começo de um projeto consistente e muito importante tanto para as mães locais quanto para o incentivo à amamentação”, comemora.

Maria Catarina Sarmento Valle, pediatra que, ao lado de Elaine Guedes, coordena as atividades voltadas para o incentivo do aleitamento materno em Vila Velha, explica que cada unidade de saúde do município terá dois profissionais para acolher as gestantes e puérperas, fornecendo informações, incentivando a amamentação e atendendo problemas referentes ao processo. Ela ainda lembra da importância de projetos como este.  “Amamentar é pensar no futuro. O aleitamento materno tem papel fundamental na qualidade de vida do ser humano e é capaz de proporcionar bem-estar contínuo, transformando não só o contato mãe e filho como também a relação dessa criança com o mundo”.

Conheça os 10 passos para o sucesso do Aleitamento Materno

Passo 1 – Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

Passo 2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

Passo 3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

Passo 4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com suas mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

Passo 5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

Passo 6 – Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

Passo 7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

Passo 8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

Passo 9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

Passo 10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade; conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *