contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) participam de treinamento sobre atualização do protocolo de PAV

14/08/2021

Protocolo previne a incidência de casos de pneumonia em pacientes sob cuidados intensivos; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Nos dias 10 e 11 de agosto, profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), na capital maranhense, participaram de treinamento sobre o Protocolo de Prevenção de Pneumonia associada à Ventilação Mecânica (PAV). A atualização foi orientada pela fisioterapeuta e coordenadora multiprofissional do hospital, Alessandra Mesquita. A unidade é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Esse protocolo é uma normativa de segurança do paciente internado em unidade de terapia intensiva. Como a equipe cresceu, precisávamos nos reunir para repassar a todos os profissionais as diretrizes atualizadas pela Anvisa”, explicou.

Participaram do treinamento os fisioterapeutas e equipe multiprofissional que são responsáveis pelos cuidados assistenciais nas UTI’s do Carlos Macieira. Atualmente, o hospital conta com 77 leitos de UTI para adultos e 11 leitos na UTI pediátrica. São 84 fisioterapeutas cuidando diariamente da saúde destes pacientes.

A pneumonia associada à ventilação mecânica é um risco presumido aos pacientes que foram intubados. Por ser um método invasivo, existem proliferações de microorganismos que surgem no momento da higiene oral, no acúmulo de secreção, nos protetores gástricos, mecanismos respiratórios, entre outros fatores.

“O protocolo segue 7 diretrizes que devem ser cumpridos diariamente e fiscalizados duas vezes a cada 24 horas. São diretrizes que envolvem não somente os fisioterapeutas, mas todos os profissionais da assistência que acompanham o tratamento destes pacientes intubados”, finalizou Alessandra Mesquita.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *