contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) recebem treinamento em sistema de autotransfusão sanguínea

11/11/2021

No treinamento, profissionais fizeram uso de equipamento chamado de Sistema Contínuo de Autotransfusão (C.A.T.S.); o hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Entre os dias 09 e 11 de novembro, profissionais de saúde que trabalham no centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), receberam treinamento no manuseio de equipamento utilizado para fazer autotransfusão sanguínea em pacientes. A capacitação foi ministrada pela enfermeira Bruna Oliveira, especialista em cardiologia. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O aparelho, que tem sigla em inglês – C.A.T.S., é chamado de Sistema Contínuo de Autotransfusão. Indicada para cirurgias de grandes perdas sanguíneas, como cirurgias cardíacas, ortopédicas, vasculares, pediátricas e até transplantes, a tecnologia garante o aproveitamento do sangue do próprio paciente, que é filtrado e lavado. Com isso, há diminuição de requisição de bolsas de sangue das agências transfusionais.

“A máquina tem tecnologia bastante moderna e é bem simples de usar, após treinamento qualificado. A autotransfusão retira o sangue do paciente e faz um processo de filtragem e lavagem, refundindo o concentrado de hemácias, somente. Com isso, cirurgias que ocasionam grande perda de sangue, os cirurgiões podem reaproveitar o sangue perdido, já processado, diminuindo o custo de bolsa de sangue e outros riscos de transfusão sanguínea”, explicou Bruna Oliveira.

A enfermeira reforça que o uso da máquina não substitui completamente a necessidade de sangue por transfusão, de acordo com a necessidade de cada paciente e a complementação com outros hemoderivados. Participaram do treinamento, enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde.

Ciclo do Processamento do Sangue – A primeira etapa é a aspiração, o sangue é aspirado do campo cirúrgico, simultaneamente misturado à solução de anticoagulante e estocado temporariamente no reservatório; depois vem o preenchimento, quando o sangue é bombeado do reservatório para o recipiente de centrifugação e os componentes do sangue são separados, as hemácias são concentradas e o sobrenadante é descartado; em seguida é feita a lavagem das hemácias com soro fisiológico para eliminar fatores de coagulação e outros derivados; na sequência é feito o esvaziamento, com envio do concentrado de hemácias lavadas para a bolsa de reinfusão; e, por fim, o sangue da bolsa é transfundida no paciente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *