contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Dr. Juvêncio Mattos (MA) participam de palestra sobre prevenção de lesão por pressão

16/11/2019

Atividade lembrou data mundial de Prevenção de Lesão por Pressão, comemorada no próximo dia 20 de novembro; a unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a SES

Profissionais de enfermagem do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís (MA), participaram na quarta-feira (13/11) da palestra “Lesão por Pressão: como prevenir e tratar”, com orientações e demonstração de materiais padronizados para prevenção e tratamento destas lesões. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro e estomaterapeuta Railson Canavieira Araújo, que é consultor técnico da empresa fornecedora de produtos de tratamento e prevenção de feridas utilizados na unidade.

Diferentes casos de feridas e estomias foram apresentados para análise e formas de prevenção. As lesões podem ser causadas pela pressão ou por microclima quando o paciente está por muito tempo acamado. “São lesões ocasionadas muitas vezes pela ausência da mudança de decúbito, que é a prática de movimentar o paciente acamado”, explicou Railson.

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos tem uma Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas. Entre as tecnologias de prevenção utilizadas na unidade de saúde estão os curativos multicamadas para prevenção, curativos para tratamento quando as lesões de pele se rompem, o hidrogel e a solução de limpeza. As regiões mais comuns para o aparecimento desse tipo de lesão são as articulações, calcanhares, a região entre a coluna lombar e o cóccix e a região lateral do fêmur.

De acordo com a enfermeira e supervisora da clínica médica pediátrica, Eliane de Sousa Alves, a prevenção da lesão por pressão está incluída nos protocolos das seis metas de segurança do paciente. “Aqui na unidade nós temos pacientes da unidade de terapia intensiva, da pediatria e pacientes crônicos que têm maior probabilidade de desenvolver essas lesões. O material que usamos é padronizado, como as espumas de proteção e o acompanhamento é multiprofissional, com equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional e fisioterapeutas, que estão atentos à essas formas de prevenção”, destacou Eliane.

Cuidados – O Programa Nacional de Segurança do Paciente considera a lesão por pressão um evento adverso à assistência à saúde e, portanto, a incidência dessas lesões deve ser reduzida dentro das instituições. Cerca de 95% das úlceras por pressão podem ser evitadas com a adoção de medidas simples, como: alívio da pressão, mudança de posicionamento dos pacientes e cuidados adequados com a pele.

As feridas causam danos consideráveis aos pacientes, dificultando o processo de recuperação funcional, ocasionando dor e levando à graves infecções, tendo sido associadas a internações prolongadas, sepse (infecção generalizada) e mortalidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *