contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Regional de Ponta Porã (MS) recebem treinamento sobre feridas agudas e crônicas

05/02/2021

Atividades integram processo contínuo de melhoria da assistência em saúde na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), deu início nesta sexta-feira (05/02) a ciclo de treinamentos sobre o manejo e curativos de feridas agudas e crônicas. A atualização foi promovida por empresa especialista em curativos industrializados. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“É importante o tratamento adequado das feridas, pois se não forem tratadas corretamente, podem se agravar e provocar sérios riscos à saúde. Essa capacitação tem o intuito de reforçar sobre as técnicas de cuidados e curativos para acelerar o processo de cicatrização e promover segurança do paciente”, disse a gerente de enfermagem, Edna Candido.

Estudos indicam que pacientes com Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica são mais propensos a desenvolver feridas crônicas por complicações vasculares. A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), Maria Helena Cardoso, ressalta a importância de um curativo adequado.

“Temos disponíveis curativos específicos antimicrobianos e cicatrizantes e até mesmo substitutos biológicos de pele. A escolha do curativo adequado e avaliação correta do profissional de enfermagem auxilia na rápida recuperação deste tecido e previne amputações”, ressaltou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *