contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Regional de Ponta Porã participam de workshop de enfrentamento à Covid-19

22/06/2020

Capacitação garante segurança aos profissionais no combate ao coronavírus; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

Profissionais do Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), participaram de capacitação neste domingo (21) no Centro Internacional de Convenções da cidade. O workshop foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Unimed e Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã com apoio da direção da unidade. O treinamento foi realizado por equipe de médicos, enfermeiros, fisioterapeuta e socorristas da Unimed de Campo Grande e teve intuito de atualizar as medidas teórico-práticas de enfrentamento à Covid-19.

“É importante padronizar os fluxos de atendimento. O mundo está numa curva de aprendizado, mas nós já delimitamos os fluxos para que as pessoas sejam atendidas de forma mais racional e  principalmente de forma segura para que ela não contraia a doença no hospital ou transmita para outras pessoas e que os profissionais de saúde se sintam seguros e não sejam agentes de contaminação”, afirmou o médico que atua na Unimed, João Ricardo Tognini.

O treinamento abordou sobre as principais condutas para o tratamento de pacientes respiratórios, paramentação segura, oxigenação, ventilação mecânica e vias aéreas. No período da tarde houve oficina prática e análises de casos clínicos.

Patrick Derzi, secretário de saúde do município, destacou a importância da capacitação e segurança dos profissionais. “Nosso intuito é atualizar os servidores da saúde do município e microrregião e conseguirmos conduzir melhor o tratamento clínico desses pacientes e lembrar a importância de uma paramentação adequada promovendo a segurança dos nossos profissionais”, ressaltou.

“O workshop vem agregar à rotina de educação permanente e atualizar a equipe multidisciplinar, conduzir estratégias e protocolos para otimizar o atendimento e ajuda a conter a disseminação do vírus, além de reforçar a segurança dos profissionais”, destacou o diretor-geral do hospital, Demetrius do Lago Pareja.

Referência – O hospital atende população de mais de 200 mil habitantes dos oito municípios da região sul do estado, conta com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e é referência na microrregião para o tratamento dos casos de Covid-19. A unidade adequou um setor próprio para pacientes com sintomas respiratórios. Dentro dessa área há equipe específica com roupas e materiais de proteção individual, sala de estabilização respiratória com monitores, respiradores e uma Unidade de Terapia Intensiva com capacidade para 10 leitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *