contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Tomás Martins (MA) recebem treinamento sobre broncoaspiração e oxigenoterapia

17/06/2019

Protocolos garantem melhoria na assistência à saúde dos pacientes internados na unidade de saúde gerenciada pelo Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Entre os dias 10 e 14 de junho, profissionais das equipes assistenciais do Hospital Macrorregional Tomás Martins, no município de Santa Inês (MA), participaram do treinamento em oxigenoterapia e broncoaspiração promovido pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

“O objetivo do treinamento é capacitar e atualizar constantemente as equipes que estão na assistência direta ao paciente, possibilitando o cuidar de forma integral e de qualidade à toda população da região do Vale do Pindaré”, disse a diretora-administrativa da unidade, Thayse Bastos.

Lorena Sousa do Carmo, fonoaudióloga da unidade, explica o que é a broncoaspiração. “É uma condição clínica em que os alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas”, falou.

Já a oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio – por meio de um cateter nasal ou máscara com suporte de oxigênio – acima da concentração do gás ambiental normal com intuito de diminuir a carga de trabalho cardiopulmonar, de acordo com a fisioterapeuta e supervisora multiprofissional do hospital, Anna Géssica Ximenes Sousa.

As duas profissionais de saúde conduziram as atividades durante os cinco dias de treinamento aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e equipe multiprofissional como parte do trabalho de atualização das equipes assistenciais quanto ao protocolo de prevenção na assistência aos pacientes.

“Os temas abordados no treinamento foram relevantes para nós profissionais de enfermagem porque ajudam a tirar dúvidas como, por exemplo, em relação a quando usar umidificação e a identificar os pacientes que vão precisar da técnica da oxigenoterapia, que é um conhecimento bem recente”, disse Tatiara Ramos, enfermeira da Clínica Cirúrgica da unidade.

A capacitação em assistência à saúde integra a política de gestão hospitalar com excelência de unidades públicas. Os fundamentos básicos da enfermagem será o tema do próximo treinamento, entre os dias 24 a 28 de junho, no Hospital Macrorregional Tomás Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *