contato@institutoacqua.org.br

Profissionais do Hospital Tomás Martins (MA) recebem treinamento sobre equipamentos de proteção individual

30/03/2020

Orientações reforçam a importância do cuidado com a segurança dos profissionais dentro da unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

O Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês (MA), tem adotado medidas de precaução e prepara as equipes para atender com segurança pacientes suspeitos ou diagnosticados com o novo Coronavírus (Covid-19). Na última semana, no período de 23 a 27 de março, profissionais de diversos setores receberam treinamento sobre uso consciente, paramentação adequada e descarte correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs).

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão, a unidade de saúde é referência para 18 municípios da região do Vale do Pindaré. O hospital já organizou o fluxo de atendimento em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde e Governo do Estado, que inclui o uso racional dos EPI’s e medidas de precaução de contato.

Participaram dos treinamentos os profissionais da equipe de Higienização, Central de Material e Esterilização (CME), os condutores de ambulância e profissionais de transporte de paciente. “Os treinamentos serão constantes e vão continuar ao longo das próximas semanas. As próximas equipes que serão treinadas vão ser a equipe médica, com a implantação dos protocolos e fluxos já planejados”, destacou Ana Paula Sousa, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do hospital.

Etapas de paramentação – A paramentação para atendimentos de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19 começa pela higienização das mãos com álcool gel a 70% antes de entrar no setor de isolamento. Em seguida, a máscara N95 deve ser colocada pelo profissional segurando pelas tiras. Esse tipo de máscara é recomendado para atendimento de pacientes que geram aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde.

Após colocar a máscara, o profissional deve repetir a higienização das mãos. Depois, colocar o gorro e os óculos e, posteriormente, vestir avental impermeável não-estéril. Com a ajuda de outro profissional, deverá prender bem as fitas de amarração do avental nas costas. Em seguida, fazer novamente a higienização das mãos e inserir as luvas, cobrindo o punho.

A desparamentação acompanha a mesma sequência, de forma invertida. Antes de sair do leito, o profissional deve retirar o avental e as luvas e descartar no lixo infectante. Higienizar novamente as mãos dentro e fora do leito, retirar o gorro e descartar. Retirar a máscara N95 pelas tiras sem tocar na parte externa. Guardar em saco plástico e armazenar em local adequado. Fazer a desinfecção dos óculos e guardar em local adequado. Finalizar com a higienização das mãos.

Ana Paula lembra ainda que os profissionais que não terão contato direto ou acesso aos pacientes com suspeita ou diagnóstico da Covid-19 deverão usar máscara cirúrgica e touca, diariamente, além da prática constante de higienização das mãos com água e sabão ou solução de álcool em gel 70%.

Os treinamentos prosseguem nesta semana com os profissionais da equipe médica do Macrorregional Tomás Martins e serão conduzidos pelo diretor geral do hospital, o médico Erick Bringel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *