contato@institutoacqua.org.br

Programa de Residência Médica do Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) é homenageado

15/08/2019

Hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba também é polo de ensino e já formou mais de 430 especialistas nos últimos nove anos

O programa de Residência Médica desenvolvido no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, subordinado à Comissão de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se consolidado, no âmbito nacional, como polo formador de profissionais. Em nove anos, mais de 430 especialistas foram formados, tornando a unidade de saúde uma matriz das especialidades na Paraíba. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a SES.

Os formandos do Programa de Pós-Graduação em Ortopedia e Traumatologia, desenvolvido pela SES no Hospital de Trauma, obtiveram 100% de aproveitamento, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o que significa que todos os residentes da instituição são aprovados com mérito no Teste de Avaliação dos Residentes em Ortopedia (Taro).

Como prova de reconhecimento, a Sociedade homenageou a instituição, por meio do ortopedista e preceptor da residência, Nilvan da Silva Linhares, no 11º Fórum de Preceptores SBOT voltado para preceptores de todo o Brasil – ocorrido no início deste mês. “Foi uma grande honra receber essa linda homenagem, pois sabemos que todos os profissionais que se formam no Hospital de Trauma têm capacidade técnica para trabalhar em qualquer instituição do mundo”, ressaltou.

Para o residente João Paulo Souto Casado, ser reconhecido por uma associação nacional de especialidade médica, responsável por congregar os especialistas em Ortopedia e Traumatologia em nível nacional, é fantástico. “Estou muito satisfeito em fazer parte desta residência médica, pois sei que estou aprendendo em uma unidade de saúde valorizada em âmbito nacional, que comporta os melhores professores do Brasil”, frisou.

O presidente da Comissão de Residência Médica da Paraíba (COREME), José Eymard, destacou que a conquista é resultado de um trabalho que tem o apoio dos instrutores e colaboradores, diretores da rede hospitalar estadual, com destaque para o Hospital de Trauma, além do Centro Formador de Pessoal para a Saúde e, em especial, da SES.

Além da pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia, o programa de Anestesiologia também apresenta resultados similares, com a aprovação nas provas de título da totalidade dos seus formandos. “Não nos custa lembrar que os nossos programas receberam uma menção honrosa dos Ministérios da Educação e Cultura, outorgada, por unanimidade, na plenária de dezembro de 2013”, acrescentou José Eymard.

De acordo com o diretor geral do hospital, Leonardo Leite, é um orgulho ser parceiro das universidades. “Diariamente a educação continuada se faz presente, por meio de professores, alunos e profissionais do hospital, compartilhando os saberes, dividindo as dúvidas e buscando soluções. A educação qualifica e, com isso, nosso paciente é assistido de forma integral, conforme preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS), pois, além de estar em uma instituição de alta complexidade, com um corpo clínico docente e profissional qualificado, dispõe de tecnologia, infraestrutura e diversas especialidades médicas em um mesmo local”, ressaltou.

Residência – A Residência Médica constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *