contato@institutoacqua.org.br

Programa “Pequeno Sul-Mato-Grossense” completa um ano com mais de mil kits distribuídos no Hospital Regional de Ponta Porã 

17/09/2020

Iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a SES contempla mães e recém-nascidos da maternidade com kit de higiene

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou um ano do lançamento do programa “Pequeno Sul- Mato-Grossense”. A iniciativa já beneficiou 1.064 mães e recém-nascidos na maternidade.

O Pequeno Sul- Mato-Grossense entrega bolsa com kit para os primeiros cuidados com os recém-nascidos, composto por fraldas descartáveis, toalha para boca, frasco de álcool, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura. O intuito é incentivar o cuidado e higiene do recém-nascido.

“A iniciativa do Instituto Acqua em parceria com a SES incentiva os primeiros cuidados de vida do bebê e promove humanização no atendimento desde a internação até a alta hospitalar e reforça o cuidado com os pacientes da rede SUS”, afirmou o diretor-geral, Demetrius do Lago Pareja.

Samir Siviero, diretor-presidente do Instituto Acqua, lembra que a ação integra política de gestão aplicada pela instituição como forma de horizontalizar a humanização. “Esta é mais uma iniciativa importante que revela o cuidado que a nossa gestão mantém com as famílias que passam pelas unidades de saúde. Fornecer atendimento mais humano, com respeito e equipe altamente capacitada estão entre os pilares das nossas atividades”, pontua.

A coordenadora de enfermagem da Maternidade, Luciana Licha, reforçou a importância do kit nos primeiros cuidados ao recém-nascido. “Orientamos sobre os cuidados com o coto umbilical e como evitar infecções, o kit é composto por todos os materiais que as mães utilizam para higienizar o bebê. Durante a entrega também reforçamos às mães orientações de cuidado com o bebê e sobre o aleitamento materno”, ressaltou.

Janaina Faustino, 24 anos, recebeu o kit e elogiou a iniciativa. “Foi acolhedor receber um kit para o meu bebê, com certeza recebemos um atendimento humanizado”, comentou. Para Ângela Maria Miranda, 40 anos, o kit é um incentivo a todas mães. “Nele vem todos os itens que precisamos nos primeiros cuidados e as enfermeiras orientam e tiram as dúvidas”, disse.

Estrutura – A maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã possui três salas de parto climatizadas equipadas com aparelhos para monitoramento, métodos para alívio de dor, como a bola de pilates, barra de apoio, som, duchas quentes e banquetas para parto vertical. A equipe conta com profissionais qualificados de nove enfermeiros obstetras, oito médicos obstetras e sete pediatras que atuam 24 horas por dia.

A unidade faz parte do projeto rede cegonha e incentiva o parto humanizado proporcionando formas não-farmacológicas de alívio da dor e a “hora ouro”, momento único onde mãe e bebê permanecem juntos em contato pele a pele durante uma hora, favorecendo o aleitamento materno, aumentando o vínculo entre o binômio, reduzindo o risco de infecções e acalmando o bebê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *