contato@institutoacqua.org.br

Projeto do Hospital de Trauma de João Pessoa (PB) capacita enfermeiros para humanização

05/11/2019

‘Educar e qualificar’, desenvolvido pelo hospital gerenciado via Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como foco a humanização do setor

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa (PB), iniciou nesta semana o projeto ‘Educar e qualificar’ para os coordenadores da Enfermagem. O objetivo é capacitá-los para um atendimento mais qualificado e humanizado em seus setores. O primeiro módulo uniu teoria e prática com diversas dinâmicas.

Segundo a gerente de Enfermagem, Sara Guerra, esse curso permite que os líderes adquiram novas habilidades e novas visões para que melhorem o desempenho de suas funções. “Nosso desafio diário é manter a equipe motivada, entendendo que tudo começa pelo líder. Fazê-lo se sentir valorizado fará com que ele transmita para sua equipe a importância de dar o melhor de si. Acreditamos que investir em capacitações e treinamentos beneficiará o paciente e a unidade hospitalar”, completou.

De acordo com a enfermeira responsável pelos projetos de Educação Continuada da instituição, Germana Gonçalves, o curso será realizado em seis meses e a previsão é que termine em março de 2020. “Iniciamos com os coordenadores de enfermagem, porque eles lideram o maior público de colaboradores. Todos os módulos terão certificações emitidas pelas instituições parceiras da unidade de saúde”, pontuou.

O primeiro módulo abordou o tema ‘A importância do processo de coordenar e a humanização do trabalho em equipe’, segundo a palestrante e docente da Faculdade Santa Emília de Rodat, Lenilde Dias Ramalho, os enfermeiros foram bastante participativos. “Abordamos a questão da humanização da equipe. Fizemos várias dinâmicas e trabalhamos conceitos de empatia, humanização e algumas qualidades que todo coordenador deve ter. Utilizamos momentos lúdicos e abrimos para o debate. Foi um evento muito prazeroso e rico. Sentimos o feedback positivo destes profissionais”, salientou.

Para o coordenador de Enfermagem da Urgência, Jamerson Rodrigues, o módulo foi excelente. “Essa capacitação veio somar com o nosso dia a dia, unindo a teoria e a prática, ao mesmo tempo. Durante este módulo pudemos falar um pouco da nossa experiência e observar o que vem dando certo para conduzirmos melhor nossos processos e nossas equipes”, frisou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *