contato@institutoacqua.org.br

Projetos de cuidados terapêuticos com recém-nascidos são apresentados no Hospital Regional de Balsas (MA)

16/11/2019

As iniciativas ‘Polvoando Amor’ e ‘Coala’ foram apresentadas aos colaboradores e usuários do hospital, como parte da programação do Mês da Prematuridade; a unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

O Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, deu início nesta quinta-feira (14/11) às atividades dos projetos ‘Polvoando Amor’ e ‘Coala’, de cuidados terapêuticos e afeto aos recém-nascidos atendidos na Unidade Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCo). A atividade de lançamento dos dois projetos integra a programação do Mês da Prematuridade no hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Idealizados pela terapeuta ocupacional Nandheyara Martins do Nascimento, os projetos têm objetivo de promover mais acolhimento no acompanhamento aos bebês nascidos prematuros. As atividades são acompanhadas pela coordenadora da equipe multiprofissional, Suanne Camargo, e também pela supervisora da Unidade Neonatal do hospital, Milena Galvão dos Santos.

O projeto ‘Polvoando Amor’ é mais amplo e atenderá a todos recém-nascidos internados na Unidade Neonatal. “Os polvos feitos de linha de crochê servem como simulação da memória e do conforto da vida uterina do bebê, acrescentando mais acolhimento no processo terapêutico. Eles não têm o objetivo de substituir a presença dos pais e, sim, trazer mais aproximação entre eles e o bebê. O símbolo dos tentáculos do molusco remete ao cordão umbilical”, disse Milena.

Já o ‘Coala’ consiste no uso correto da oxigenação dos bebês internados na UCINCo. O nome do projeto é uma sigla para ‘Controlando Oxigênio Alvo Ativamente’. “O projeto garante não colocar oxigênio demais nos bebês porque quanto mais oxigênio dado ao paciente sem necessidade, mais riscos ele pode ter”, ressaltou Milena.

Os polvos que parecem bichinhos de pelúcia foram confeccionados por usuários do Centro de Atenção Psicossocial do município como experiência terapêutica. As linhas foram doadas por cinco mulheres que já foram atendidas pelo Hospital Regional de Balsas, batizadas de madrinhas pela equipe da unidade de saúde.

Mês da prematuridade – 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade e a cor roxa é o símbolo da campanha. A cada ano, mais de 15 milhões de bebês nascem prematuros, um dos principais fatores de óbito de muitos recém-nascidos. No Brasil, aproximadamente 10% das crianças nascem prematuras (ou pré-termos), antes de completar 37 semanas de gestação.

Os bebês nascidos prematuros são atendidos inicialmente nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Depois, vão para Unidade de Cuidado Intermediário Convencional (UCINCo) onde as mães acompanham a dieta e outros cuidados até o bebê ganhar peso. Por fim, a terceira etapa é Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa), onde são estimulados o vínculo materno e o desenvolvimento completo do bebê.

Durante todo o mês de novembro, as unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua com atendimento a bebês prematuros vão realizar programação direcionada para a campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *