contato@institutoacqua.org.br

Psicólogos e nutricionistas refletem sobre exercício profissional no Hospital Regional de Balsas (MA)

15/09/2021

Unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); atividade celebrou a data comemorativa das duas profissões

Na primeira semana de setembro, profissionais de Psicologia e Nutrição que integram a equipe do Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, estiveram reunidos para refletir sobre a importância da prática profissional e o exercício da profissão, em alusão ao Dia do Nutricionista (31 de agosto) e ao Dia do Psicólogo (27 de agosto). O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Foi uma roda de conversa para dialogarmos sobre o nosso exercício profissional, que tipo de profissional nós somos, nos reconhecemos e que tipo ideal de profissional gostaríamos de ser. Uma reflexão como forma de motivação para uma atuação mais eficaz”, disse Priscila Mendes Fonseca, 34 anos, psicóloga e especialista em terapia cognitiva comportamental, há 6 meses integrando a equipe do Instituto Acqua.

O psicólogo hospitalar tem como função acompanhar quadros delicados de doenças, cirurgias de alto risco, diagnósticos inesperados, falecimentos e acompanhar o processo de saúde integral e mental que necessitam de suporte profissional e atendimento psicoterapêutico. O trabalho é realizado em colaboração com uma equipe multidisciplinar que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais da saúde. Já o nutricionista hospitalar cuida da alimentação e de todo o processo de produção de alimentos (preparo, higiene, distribuição) e elaboração de cardápios até o atendimento aos pacientes, o monitoramento do estado nutricional e o cuidado personalizado, com atuação em uma equipe multidisciplinar.

Larissa dos Santos Rodovalho, 24 anos, é uma das nutricionistas que integra a equipe do Hospital Regional de Balsas. Formada há 3 anos, ela está há um ano vinculada com a unidade de saúde. “Escolhi iniciar o curso de nutrição pois sempre me identifiquei bastante com a área da saúde e conversando com alguns profissionais nutricionistas, percebi que poderia me encontrar no curso, e no decorrer foi o que aconteceu, vi que na nutrição eu realmente ia conseguir realizar o trabalho que eu gostava e desejava e hoje essa é a minha realidade, visto que na nutrição eu posso contribuir para melhorar a qualidade de vida de indivíduos em todos os âmbitos, participando da promoção da saúde através de orientação e assistência nutricional. Uma nutrição adequada pode prevenir doenças e tornar a vida mais saudável”, comentou.

Já o psicólogo Mayron da Silva Feitosa, 26 anos, é formado há 4 anos e com vínculo no hospital em torno de 1 ano e 4 meses. “Escolhi a Psicologia para que, através da minha atuação, consiga impactar a vida das pessoas e consequentemente contribuir para melhor qualidade de vida das mesmas, sempre buscando alternativas baseadas na ciência e na minha vivência. A Psicologia é fundamental quando estamos pensando em assistência e é essencial para que essa assistência seja de fato de qualidade, através dela podemos ter uma visão macro com relação às demandas existentes e consequentemente uma olhar empático para a prestação dos serviços”, finalizou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *