contato@institutoacqua.org.br

Reabilita Sousa (PB) comemora um ano com entrega de aparelhos auditivos e 34 mil atendimentos

08/12/2019

Em 12 meses, unidade também registrou 514 diagnósticos; evento de aniversário contou com apresentações culturais e a entrega de 98 aparelhos auditivos

O Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no município de Sousa (PB), realizou na última sexta-feira (06/12) celebração pelo seu primeiro aniversário. Inaugurada em dezembro de 2018, a unidade promoveu evento com a participação dos funcionários, além de usuários, familiares e autoridades locais. O Instituto Acqua, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, administra o Reabilita Sousa. De acordo com balanço, 33.895 atendimentos já foram realizados entre diagnósticos de pessoas com deficiência e atividades de reabilitação.

A coordenadora de triagem do Reabilita, Edhanne Elias, apresentou resumo de como foi o primeiro ano de funcionamento, os principais desafios e vitórias. Em seguida, o jovem Davi Pordeus Garrido, que realiza tratamento para autismo, tocou e cantou para o público. O Coral ‘Mãos que Falam’, composto por grupo de surdos da cidade de São João do Rio do Peixe, integrou a programação cultural.

O superintendente do Instituto Acqua na Paraíba, Valderi Ferreira, também falou aos convidados. “Mesmo com as pedras que temos pelo caminho, e cada pai e mãe sabe bem do que falo, é uma satisfação muito grande poder ver a evolução de cada usuário neste primeiro ano. Estamos certos de que ainda há muito a ser feito, mas já neste período conseguimos ótimos resultados”, pontuou o gestor.

Na apresentação, o diretor-geral do CER IV, Diógenes Ferreira, destacou a importância das parcerias entre a unidade e as gestões municipais de saúde. “Somos um serviço que atende a 89 municípios da região. Quem antes precisava ir para a capital, agora encontra aqui um serviço de qualidade. Mas é preciso integração com as prefeituras, dialogar e unir cada vez mais os serviços de saúde”, comentou.

Também estiveram presentes o prefeito e vice-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone e Zenildo Oliveira, respectivamente. As autoridades participaram do momento de entrega dos 98 aparelhos auditivos aos usuários da unidade.

Estrutura – O Reabilita foi projetado para realizar o diagnóstico e tratamento de crianças e adultos com algum tipo de deficiência, sem que precisem se descolar para Campina Grande ou João Pessoa. A unidade possui área de 4.000m², e atende qualquer pessoa diagnosticada com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual; Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); além de ostomias; ou múltiplas deficiências.

O espaço possui equipe médica com especialidades em clínica geral, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria e pediatria. Além de um grupo de trabalho multiprofissional composto por arteterapeuta, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicopedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Serviço

Telefones: (83) 99179-6878 ou (83) 99172-9897

E-mail: agendamento.cersousa@institutoacqua.org.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *