contato@institutoacqua.org.br

Reabilita Sousa (PB) registra quase 34 mil atendimentos a pessoas com deficiência

04/12/2019

Balanço de atendimentos aponta que unidade de saúde já fez 33.895 procedimentos, em aproximadamente um ano de funcionamento; trabalho é referência regional

O Centro Especializado em Reabilitação (CER-IV) Reabilita, localizado no município de Sousa (PB), apresentou nesta terça-feira (3) prestação de contas do seu primeiro ano de funcionamento. De acordo com balanço da unidade, 33.895 atendimentos já foram realizados entre diagnósticos de pessoas com deficiência e atividades de reabilitação. O Reabilita atende público de 89 municípios do sertão paraibano, e convidou instituições parceiras, usuários, e a comunidade para a apresentação dos resultados. O Instituto Acqua, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, administra o Reabilita Sousa.

O diretor-administrativo do Reabilita, Diógenes Ferreira, iniciou apresentação para o público ratificando a importância da boa relação entre a unidade e as gestões municipais, responsáveis pela referenciação dos usuários. “Temos aqui um equipamento de saúde que revolucionou a vida das pessoas com deficiência. Mas precisamos contar com a parceria, com um diálogo constante com as secretarias e as instituições que constróem o dia a dia dessas conquistas nas vidas de cada usuário”, comentou.

Números de atendimentos, especialidades médicas e terapêuticas, além de registros do atendimento ao longo de quase um ano, foram objeto de apresentação da diretora-técnica do CER-IV, Mariana Cartaxo. “São muitos números que temos para mostrar, e muitas ações que realizamos nesse período. Algo que torna qualquer percalço no caminho muito pequeno diante dos resultados que conquistamos”, afirmou.

Além da própria cidade de Sousa, onde o Reabilita está instalado, as cidades de Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Pombal, Marizópolis e Aparecida estão entre as que têm maior número de usuários sendo atendidos pelo CER-IV.

Neste período de funcionamento, o Reabilita concluiu 514 laudos de usuários da unidade.“É um processo nem sempre simples. Atestar um laudo é dizer que aquela pessoa tem um problema de saúde que pode levar por toda vida. Então, temos o cuidado de fazer seguidos exames e ter atenção para prestar o melhor serviço com cada pessoa que chega”, destacou o diretor-clínico da unidade, Luis Rústenes Fernandes.

Juliana Silveira, secretária de saúde do município de Paulista, foi uma das convidadas a participar do evento. A gestora destacou a atuação do CER-IV para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “O atendimento aqui é de muita qualidade. Como contribuição, deixo a sugestão de um planejamento das consultas observando a cidade de origem dos usuários. Algo que facilitaria para nós gestores que precisamos dedicar veículos para transporte da população até aqui.”, pontuou a gestora.

Estrutura – O Reabilita foi projetado para realizar o diagnóstico e tratamento de crianças e adultos com algum tipo de deficiência, sem que precisem se descolar para Campina Grande ou João Pessoa. A unidade possui área de 4.000m², e atende qualquer pessoa diagnosticada com deficiência auditiva, física, visual ou intelectual; Transtornos do Espectro do Autismo (TEA); além de ostomias; ou múltiplas deficiências.

O espaço possui equipe médica com especialidades em clínica geral, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, psiquiatria e pediatria. Além de um grupo de trabalho multiprofissional composto por arteterapeuta, assistente social, educador físico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicopedagogo, psicólogo e terapeuta ocupacional.

Contatos
Telefones:
(83) 99179-6878 ou (83) 99172-9897
E-mail: agendamento.cersousa@institutoacqua.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *