contato@institutoacqua.org.br

Recuperação de criança atendida no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) emociona profissionais de saúde

19/11/2021

Valentina Varge, 3 anos, teve alta da UTI Cardiológica Pediátrica, após 4 cirurgias cardíacas de alta complexidade; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Profissionais do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), celebraram na última semana a alta de Valentina Varge, 3 anos, que passou por quatro cirurgias cardiológicas de alta complexidade. A menina nasceu com cardiopatia congênita e a primeira cirurgia do coração fez aos 4 meses. “A Valentina nesses três anos vem atravessando sequência de internações, cirurgias e acompanhamento hospitalar. É um processo doloroso, mas também de muito acolhimento por essas pessoas que cuidam da minha filha. Já foram cinco internações e quatro cirurgias do coração. Receber essa alta é a certeza de que minha filha vai seguir bem, com saúde”, disse Idenilda Varge Silva, 27 anos, mãe de Valentina. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A médica Natália Moreira, coordenadora da UTI Cardiológica Pediátrica, celebrou. “A última cirurgia foi muito difícil, ficamos todos apegados a ela e nos emociona a fé da família. Devolver esse tesouro é uma recompensa pelo nosso trabalho e também muito difícil de não se emocionar. Ainda mais para quem é mãe como a gente”.

Internada em agosto, a criança apresentou sintomas de febre na cidade que mora com a família, em Santa Luzia do Tide. Lá foi atendida pela unidade de saúde da cidade e encaminhada para o HCM. O hospital é referência em atendimentos de média e alta complexidade e conta com cinco leitos para atendimento a crianças com cardiopatia congênita e quatro leitos de atendimento geral em pediatria. Convivendo com a equipe por muitos meses, a menina aprendeu a falar e dar os primeiros passos dentro da UTI. Em vários depoimentos, a emoção dos profissionais era latente pelo apego com a criança e pela complexidade do tratamento que exigiu bastante dedicação e apuro técnico.

O diagnóstico confirmado pelos especialistas foi de endocardite – uma inflamação nas estruturas internas do coração que, no caso de Valentina, foi ocasionado por infecção que atingiu a válvula de uma cirurgia anterior. “Ela fez uma cirurgia ano passado, que inserimos uma válvula. A prótese infeccionou por uma bactéria e, após um tratamento com antibióticos e rigorosa avaliação de diagnóstico, foi preciso fazer uma nova cirurgia, que é sempre mais difícil, mais delicada. A cirurgia deu certo e estamos hoje aqui celebrando a saúde da Valentina, que é nosso xodó”, concluiu Natália Moreira.

 

Um comentário em “Recuperação de criança atendida no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) emociona profissionais de saúde”

  1. Loyde Gomes disse:

    lindas e guerreira admiro muito vcs pelo quão forte são 😍❤️😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *