contato@institutoacqua.org.br

Rede Cegonha é tema de palestra no Hospital Regional de Ponta Porã (MS)

21/01/2020

Hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e puerpério; unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Mato Grosso do Sul

O Hospital Regional Dr. José de Simone Netto, em Ponta Porã (MS), gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na última quarta-feira (15/01) palestra sobre o projeto Rede Cegonha, que promove atenção humanizada durante a gravidez, parto e puerpério. A atividade teve intuito de orientar os colaboradores sobre as boas práticas de humanização do parto, desenvolvimento do projeto e aleitamento materno.

“O Hospital é credenciado pelo projeto Rede Cegonha, programa do Sistema Único de Saúde (SUS) que propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e o pós-parto, e ao recém-nascido e às crianças até dois anos. Assim que o bebê nasce temos a hora de ouro, em que ele vai direto para o contato pele a pele com a mãe, onde é amamentado na primeira hora de vida e fazemos o corte do cordão tardio, permitindo que o recém-nascido receba nutrientes importantes para o desenvolvimento da criança”, explicou a coordenadora de enfermagem, Luciana Licha.

A maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã conta com 19 leitos dispostos com alojamento conjunto, três salas PPP (pré-parto, parto e pós-parto), uma sala de estabilização para recém-nascido, uma sala de classificação de risco obstétrico, sala de observação, consultório médico e solarium para realização de encontros educacionais e arejamento para as gestantes.

A coordenadora de enfermagem ressalta ainda que a unidade cumpre os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e boas práticas de partos internacionais. “Temos uma equipe de enfermeiros obstetras treinados para fazer parto humanizado, utilizamos equipamentos e métodos de alívio de dor não farmacológicos, tais como: bola de pilates, barra de apoio, som, exercícios e duchas quentes”, frisou.

Débora Aguilera, 20 anos, teve parto normal apoiada na bola de pilates. Ela e o marido, Vitor Afonso Barreto, 24 anos, elogiaram o atendimento realizado pela unidade. “Fomos bem atendidos. As enfermeiras nos apoiaram a todo momento e nos deixaram à vontade. Não imaginava que poderia ter o bebê em posturas não convencionais, gostamos da experiência” contou.

“Acompanhei de perto o parto da minha filha, foi emocionante e ganhamos um kit na saída que nos auxiliará nos primeiros cuidados com ela”, comentou Vitor.

Kit Pequeno Sul-Mato-Grossense – Por meio do programa “Pequeno Sul-Mato-Grossense”, mães e recém-nascidos da maternidade recebem, na alta hospitalar, um kit de higiene composto por fraldas, toalha, frasco de álcool em gel, pacote de gazes, algodão, sabão glicerinado e pomada para assadura. A iniciativa do Instituto Acqua tem objetivo de incentivar os primeiros cuidados de vida do bebê. Em 2019 foram realizados 1.285 partos na maternidade do Hospital Regional de Ponta Porã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *