contato@institutoacqua.org.br

Relacionamentos abusivos é tema de debate no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

14/03/2020

Palestra integrou campanha de combate à violência contra a mulher promovida pelo Instituto Acqua neste mês de março

Já parou para pensar como você se sente dentro dos relacionamentos que vive? Foi com essa pergunta que a psicóloga e chefe do Caps da Polícia Militar do Maranhão, Cristiane Castro da Silva Luna, abriu palestra sobre relacionamentos abusivos no Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), na sexta-feira (13/03). A atividade fez parte da campanha do Instituto Acqua de combate à violência contra mulher.

“Pense em alguma relação da sua vida. Uma relação amorosa, de trabalho, com os amigos, com os familiares. Essas relações te causam paz ou angústia? Você sente perigo ou tranquilidade? Você saber o que essa relação te faz sentir já é um grande indicativo se você está numa relação abusiva”, afirmou Cristiane.

A psicóloga explica que uma relação abusiva é identificada quando existe excesso de poder de uma pessoa para a outra e ela pode acontecer em qualquer tipo de relação, além da amorosa. “A gente acreditou por muito tempo que em briga de marido e mulher a gente não mete a colher. Só que hoje é diferente. Sabemos que existem diversas formas de violências e a mais grave é a psicológica porque afeta diretamente a identidade e autoestima, a subjetividade da vítima”, explicou.

A orientação para que alguém se perceba ou perceba outra pessoa numa relação abusiva são os comportamentos que indicam sinais de humilhação, liberdade vigiada, controle das redes sociais, ameaças, abuso econômico, afastamento de amigos e familiares, reações inadequadas diante de conquistas, entre outros exemplos. Para a psicóloga é importante agir em uma situação de abuso e a primeira ação é a tomada de consciência.

“Campanhas como essa são muito importantes. A informação sobre as formas de violência promove a prevenção. E quando uma mulher tem essa tomada de consciência ela alcança também outras mulheres para que se libertem do ciclo de abuso”, observou a psicóloga.

Campanha “#TodosContra, um basta à violência” – Promovida no mês de março com o objetivo de combater a violência contra mulher, a campanha “#TodosContra, um basta à violência”, do Instituto Acqua, tem objetivo de levar informação e reflexão para as unidades de saúde que a instituição gerencia em parceria com as secretarias estaduais de saúde, empoderando mulheres e orientando homens sobre o problema.

Além das ações em unidades de saúde e escritórios administrativos, os canais oficiais de comunicação do Instituto também estão mobilizados. Acompanhe mais informações sobre a campanha nas redes sociais do Instituto Acqua, pela hashtag #TodosContra e no site www.institutoacqua.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *