contato@institutoacqua.org.br

Retaguarda Materna (MA) promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista

28/04/2022

Atividade integrou a campanha Abril Azul que promove conscientização sobre inclusão de pessoas com este transtorno; unidade de saúde é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

Profissionais da Retaguarda Materna Elisabeth Coelho Vaz, em São Luís (MA), realizaram  roda de conversa na última quarta-feira (27/04) para conscientizar os pacientes sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), características, tratamento e aspectos nutricionais. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e tem como perfil atender pacientes pediátricos encaminhados pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

As nutricionistas Karine Prado e Bruna Brenha conduziram a atividade que integra a campanha Abril Azul. “Existem cinco sinais relacionados à interação social, fala, comportamento repetitivo, excesso ou falta de etapas do desenvolvimento, porém é preciso ter um diagnóstico feito por neuropediatra ou psiquiatra infantil. O déficit nutricional vai aparecer pela seletividade da condição do transtorno e abordamos hoje sobre alimentação sem glúten e sem lactose, que são alimentos opióides”, disse Karine Prado.

O autismo é caracterizado pelo transtorno que impacta no desenvolvimento da pessoa, podendo interferir na forma como ela percebe o mundo ao redor e interação. O tratamento envolve intervenções multidisciplinares e orientação aos pais e educadores.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *