contato@institutoacqua.org.br

Roda de conversa aborda saúde mental na Maternidade Benedito Leite (MA)

30/01/2020

Atividade integrou campanha Janeiro Branco promovida nas unidades de saúde gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última terça-feira (28/01), profissionais, colaboradores e usuários da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), realizaram roda aberta para dialogarem sobre medos, afetos e sonhos. A atividade em alusão à campanha Janeiro Branco tem objetivo de sensibilizar a comunidade sobre os cuidados relacionados à saúde mental. A maternidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão.

A psicóloga da unidade de saúde, Vanessa Cristina Abreu Nunes, conduziu a roda de conversa com a colaboração de outros dois psicólogos da Benedito Leite. Com balões em cores branca, amarela e verde, os participantes foram convidados a falar e refletir sobre emoções. “Nós sempre temos mais preocupação com a saúde física do que com a saúde mental. Essa roda é um convite para refletirmos sobre situações da nossa vida e se está tudo bem com o controle das nossas emoções”, disse.

O diálogo teve início com a dinâmica dos balões. O balão amarelo representava o medo. Cada participante enchia o balão, falava seu medo e formas de conviver com ele. Depois, o balão era estourado. O balão branco, o desejo de algo muito bom para o outro, e o verde, projetos e sonhos futuros.

Na dinâmica, os medos foram compartilhados em grupo. Fobias e traumas eram esclarecidos e associados com restrições pessoais. Os psicólogos orientaram que o medo é necessário para impor alguns limites, mas também era importante refletir até que ponto ele poderia atrapalhar as funções produtivas, se tornar um problema para cada pessoa. O importante era questionar o que de fato esse medo quer dizer.

Depois do alívio do entendimento do medo, foi a vez de compartilhar o que era bom. Abraços e declarações de estima e admiração foram compartilhados entre os participantes. Sentimentos de amizade, confiança e respeito foram incluídos nos depoimentos estreitando os laços de convivência entre os colaboradores da maternidade.

O diretor-geral da maternidade, Manoel Pimentel, reafirmou, em nome da instituição, o apreço pelos funcionários. “Todos vocês são maravilhosos. A entrega de cada um com os pacientes e funcionários é o que mantém o nosso ‘balão’ cheio e por isso que a maternidade é assim, oferecendo assistência com respeito e o bem ao próximo”, pontuou.

Para a estudante de psicologia, Thayane Ferreira Rocha, 25 anos, participar da atividade foi uma oportunidade de ver de perto a preocupação com a humanização do atendimento na unidade de saúde. “É um tema muito importante de se debater na atualidade porque tem muita gente adoecendo mentalmente e essas palestras são uma forma de humanizar mais o atendimento junto à equipe”, falou.

Saúde mental – A campanha Janeiro Branco aborda o tema da saúde mental como forma de prevenção e autocuidado. Para a psicóloga Vanessa Nunes, o conceito é bastante abrangente. “Entendemos saúde mental como a capacidade de cada pessoa em ter o controle das emoções diante de situações adversas e ainda assim ser resiliente, conseguir se estruturar e ter boas relações”, explicou.

Ao final da roda, os participantes receberam panfleto com informações sobre formas de identificar adversidades e como reagiriam a cada uma delas. As pessoas identificadas com sintomas mais agravantes eram encaminhadas para uma escuta com as psicólogas que, de acordo com o caso, oferecem encaminhamento para unidade de saúde referenciada.

A técnica-administrativa Maria de Nazaré dos Santos Mendonça, 58 anos, mudou o jeito de observar situações após a atividade. “Achei muito bom e vou ter mais atenção, botar em prática tudo o que foi falado e desejar o melhor para a convivência com os colegas”, contou.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *