contato@institutoacqua.org.br

Roda de conversa reúne famílias de bebês prematuros atendidos no Hospital Regional de Balsas (MA)

19/11/2021

Atividade marcou a campanha Novembro Roxo na unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Na última quarta-feira (17/11) o Hospital Regional de Balsas, no Maranhão, realizou encontro de pais e mães de bebês prematuros atendidos na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A iniciativa marcou a campanha Novembro Roxo, relativa à Prematuridade.

Bebês prematuros são aqueles que nascem antes de 37 semanas de gestação, cuja duração completa é entre 37 e 42 semanas, ou 9 meses. No Brasil, 1 em cada 10 bebês nasce prematuro. À medida que essas crianças crescem, têm maior risco para problemas de aprendizagem e comportamentais, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo.

Em média, 4 a 5 prematuros são internados mensalmente na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco) do Hospital Regional de Balsas. O setor está equipado com incubadores aquecidas que favorecem o controle da temperatura, ventiladores mecânicos, monitorização contínua e protocolos de manuseio mínimo para que o bebê seja menos manipulado possível para que não tenha perda de peso. Formada por equipe multiprofissional treinada e capacitada para atender bebês prematuros, a unidade cumpre protocolos para prestar assistência de qualidade, com rotinas que levam a diminuição do estresse e dor, com humanização. A mãe do bebê também é assistida por toda a equipe, tendo ainda suporte multiprofissional com atendimento de psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

Na roda de conversa, o pediatra do hospital, Flávio Cardoso da Costa, abordou temas relacionados com a prematuridade, as causas, consequências, etapas do desenvolvimento dos bebês, a importância dos testes de triagem, escala motora. O encontro também foi um momento de troca de relatos e experiências entre as famílias, especialmente as mães dos bebês prematuros nascidos na unidade de saúde.

Um destes bebês é Maria Cecília Dias Coelho, de 7 meses. Ela precisou ficar internada por 2 meses e 20 dias em diagnóstico de prematuridade extrema. A mãe da menina, Mariana Dias Costa, agradeceu pelos cuidados assistenciais que garantiram a sobrevivência da filha. “Sempre fomos bem amparados pelos profissionais daqui, eles estão sempre ligados nos bebês, nos monitores, dispostos a cuidar do bebê e da gente”, disse.

Outro depoimento veio da Deusiane da Silva Teixeira, mãe dos gêmeos Ellysa da Silva de Araújo e do Allerrandro da Silva de Araújo, de 10 meses. Os bebês nasceram com 28 semanas de gestação, também em prematuridade extrema e ficaram internados na UTI por 48 dias. “Para mim não foi fácil saber que iria ter meus filhos prematuros, mas confiei em Deus e na equipe médica. Toda dedicação dos profissionais, muito amor e carinho. Um trabalho lindo que salva vidas”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *