contato@institutoacqua.org.br

Roda de Conversa sobre saúde mental e trabalho é realizada na Maternidade Benedito Leite (MA)

15/01/2020

Atividade abriu programação da Campanha Janeiro Branco na unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) 

Com o tema ‘Saúde mental, trabalho e estilo de vida’, a Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), promoveu Roda de Conversa como parte da ação da Campanha Janeiro Branco, na última terça-feira (14/01). A atividade abriu o cronograma da unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O momento de diálogo foi conduzido pela terapeuta ocupacional Ariadney Cruz, que trouxe para discussão como as questões relacionadas à rotina diária podem influenciar na saúde mental do trabalhador. “Abordamos diversas patologias que podem surgir e estão ligadas ao estilo de vida que cada pessoa leva. É importante mostrar que o estilo de vida tem grande ligação com a saúde mental e pontuar a relação entre o indivíduo e seu ambiente de trabalhando, destacando que em alguns casos, esse é o fator desencadeante para algumas questões emocionais”, detalhou.

Durante a roda de conversa, a terapeuta ocupacional desenvolveu uma atividade com os participantes utilizando a Mindfuness. A técnica é utilizada para alcançar o estado mental focando a consciência no momento presente e possibilita um período de atenção plena. Na lista dos benefícios estão: ajuda no autoconhecimento, melhora do foco, além de incentivar uma conexão interna.

“Essa dispersão diária que nós temos provoca diversos problemas relacionados ao bem-estar, entre eles, estresse, ansiedade e acaba tirando o foco de quem realmente nós somos”, concluiu Ariadney Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *