contato@institutoacqua.org.br

Saúde mental é debatida em ação da Ala Covid-19 do HGP em Parauapebas (PA)

10/09/2021

Profissionais de saúde e pacientes recebem atendimentos focados no fortalecimento da saúde mental por meio de humanização e terapias em grupo

A Ala Covid-19 do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), no Pará, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e com aporte da Vale, está com programação durante todo mês de setembro voltada à saúde mental de profissionais e pacientes. A ação é baseada na campanha nacional Setembro Amarelo, e o principal objetivo é a conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

O ambiente de trabalho foi decorado com a cor amarela e frases motivacionais para o fortalecimento da saúde mental, amor, empatia e autoestima. Diálogos, rodas de debate e compartilhamento de experiências, além de atividades e exercícios que trabalham a saúde mental, estão dentro da programação que se estenderá por todo o mês na Ala Covid-19 do HGP. “Muitas vezes cuidamos só do outro fazendo com que se recupere, mas às vezes precisamos de auxílio. E é para isto que estes momentos serão trabalhados enfatizando o cuidado e investimento em saúde mental de cada profissional”, contou o diretor geral da Ala Covid-19, David Dias.

Serão abordados temas como o luto, que é um processo que todos passam na vida e que mexe muito com a saúde mental de cada ser humano. “Trabalhamos tópicos para fortalecer o debate entre os colaboradores, ouvindo a experiência de cada um, e assim eles compartilharam depoimentos de perdas que marcaram a rotina dentro da unidade, além de relatarem toda a pressão que um profissional de saúde vive durante a pandemia. A partir daí, entramos com ajuda humanizada e terapêutica para toda a equipe”, explicou o psicólogo Felipe lemos.

A data 10 de setembro é oficialmente marcada pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Pensando nisso, a equipe multiprofissional da unidade realizou ação diferenciada envolvendo os profissionais e pacientes com intuito de levar afeto, celebrar a vida e partilhar momentos de alegria e gratidão nesta data. Ao som do violão, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas e assistentes sociais levantaram a voz para refrão que apela ao sorriso dos que escutam.

Essa foi uma dentre tantas outras ações que promovem a humanização do tratamento, a celebração da vida e a satisfação em servir, que por sua vez gera sentido à existência humana. “Aqui criamos vínculos e laços, e quando acontecem perdas, fica difícil de lhe dar com isso, e por esse motivo o apoio de toda a equipe e a interação entre os profissionais, com atendimento humanizado, faz a diferença na rotina dentro da unidade”, destacou Felipe Lemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *