contato@institutoacqua.org.br

Sepse é tema de roda de conversa na Maternidade Humberto Coutinho (MA)

24/09/2021

Unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES); atividade marcou campanha pelo Dia Mundial da Sepse

Em Colinas (MA), profissionais da Maternidade Humberto Coutinho, unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizaram roda de conversa na quinta-feira (23/09), sobre a Sepse, um tipo de inflamação generalizada do organismo contra uma infecção localizada em qualquer órgão. Esta inflamação é considerada um grave problema de saúde e tem sido incluída em campanhas de conscientização sobre temas relacionados à saúde. O dia 13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse.

A roda de conversa na maternidade foi conduzida pelo médico infectologista Thiago do Nascimento. “A Sepse é uma resposta sistêmica a alguma doença infecciosa provocada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Tiramos dúvidas sobre fatores de prevenção, como a diminuição de toques vaginais e a adoção de embrocação vaginal com PVPi antes da cesariana, por exemplo”, disse o profissional.

A inflamação pode levar à parada de funcionamento de um ou mais órgãos ou levar à morte, quando não descoberta e tratada rapidamente. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), a sepse hoje é responsável por mais mortes do que o câncer ou infarto agudo do miocárdio. Estima-se cerca de 670 mil casos no Brasil por ano. E, a maioria dos casos são de origem de pacientes atendidos nos serviços de urgência e emergência. A identificação rápida da doença e o tratamento adequado são o diferencial para a sobrevida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *