contato@institutoacqua.org.br

Serviço ambulatorial de atendimento a pessoas ostomizadas completa primeiro mês no Hospital Dr. Carlos Macieira (MA)

02/05/2022

Em 30 dias, foram atendidos 91 pacientes que utilizam bolsa de colostomia/urostomia; hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua e SES

Na última sexta-feira (29/04), a equipe do Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís (MA), apresentou um relatório dos serviços oferecidos no ambulatório de atendimento para pessoas ostomizadas, entregue em 17 de março. Em 30 dias, já foram atendidas 91 pacientes que utilizam bolsa de colostomia/urostomia. O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua e SES no Maranhão.

O relatório foi apresentado pelo enfermeiro e estomaterapeuta Diego Araújo, que coordena o trabalho no ambulatório. Além de descrever os serviços, foram apresentados dados, o fluxo e depoimentos, como o da aposentada Deuzamaria Ferreira Silva, 65 anos, que é atendida na unidade de saúde. Há 05 meses ela está na condição de pessoa ostomizada, após uma cirurgia de câncer, com retirada do cólo e intestino grosso. “Eu sou muito agradecida pelo atendimento e pelo cuidado do enfermeiro. É um atendimento humanizado e cuidadoso, com paciência e ajuda muito na autoestima e na recuperação”, falou.

“O paciente pode fazer a marcação aqui mesmo no hospital, até representando por um acompanhante. No ambulatório fazemos a triagem e avaliação para dispensar o coletor e acessórios que vão garantir mais qualidade de vida para essas pessoas. Também orientamos sobre manuseio do dispositivo, trabalhamos a reabilitação e aceitação do estoma. O paciente retorna a cada 30 dias”, pontuou Diego.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e atende a pacientes ostomizados e urostomizados e que precisam de utilização de bolsa de colostomia/urostomia, com aplicação e entrega do material gratuito no próprio hospital. A pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *