contato@institutoacqua.org.br

Serviço social do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) oferece assistência e acolhimento a familiares de pacientes

15/05/2020

No dia de reconhecimento ao trabalho dos assistentes sociais, conheça a rotina de Kate Viégas, profissional do hospital gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão

Diariamente, o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís (MA), recebe grande fluxo de atendimento a pacientes que entram para internação e, após o tratamento, recebem alta. A unidade de saúde se tornou referência no Maranhão para o atendimento de pessoas infectadas com o novo coronavírus. A pandemia alterou a dinâmica do fluxograma do hospital e os protocolos do Governo do Estado e Ministério da Saúde determinam a suspensão de visitas e acompanhantes junto aos pacientes.

No hospital, o setor que faz a mediação e gerencia as relações sociais entre pacientes, familiares e profissionais de saúde é o setor de Serviço Social. O dia 15 de maio é dedicado a celebrar a importância da atuação dos assistentes sociais nas mais diversas áreas e instituições. Profissionais como Kate Priscilla Santos Almeida Viégas, 32 anos, que ocupa o cargo de supervisora do setor de Serviço Social da unidade de saúde.

Antes de escolher a profissão que iria seguir, Kate Viégas pensou que a Enfermagem seria a área que se graduaria. “Estava aguardando vaga na universidade federal e naquele momento abriu vagas para a primeira turma de Serviço Social em uma faculdade particular. Na minha família tenho tias que já exerciam a profissão e fui estimulada a seguir nessa carreira. Resolvi experimentar e no primeiro período do curso já fiquei encantada”, disse a profissional.

Kate formou-se há dez anos em Serviço Social. No HCM exerce o cargo há 8 anos, e passou a liderar uma equipe de 14 assistentes sociais há um mês e meio, com a reorganização do fluxograma para o atendimento a pacientes com a Covid-19. “Nós temos contato com todos os funcionários, colaboradores e pacientes. Controlamos a entrada e a saída dos pacientes, seja por alta médica ou por óbito”, falou.

Em média, são 20 a 30 familiares que recorrem ao setor em busca de informações, laudos, documentos de pacientes. Uma relação que exige sensibilidade. “Nós tratamos de toda a parte social, as vulnerabilidades, acompanhamento familiar de modo a garantir a assistência devida, da melhor forma, orientando sobre qual política de assistência aquela pessoa pode ser ajudada. Tem paciente que não conta com recurso algum e depende de auxílios que a secretaria municipal deve oferecer e nós orientamos quanto a isso”, pontuou Kate.

A supervisora do setor cumpre rotina de segunda a sexta, das 8h às 17h. Outros profissionais plantonistas atendem aos finais de semana. No dia a dia, cada profissional usa equipamento de proteção individual, que inclui toucas, máscaras, protetor facial, jaleco e roupas privativas. A proteção e o cuidado com a saúde também vai além da função no hospital. “Fiz o isolamento da família. Só tenho contato com meu marido, já que estou num hospital que é referência para atendimento a pacientes com a Covid-19. Também reforçamos com a equipe sobre a importância de ter coragem e cuidado para enfrentar esse momento novo. É uma missão e vemos o quanto é relevante o nosso trabalho, especialmente para os familiares que estão do lado de fora da unidade de saúde”, finalizou Kate Viégas.

O Hospital Dr. Carlos Macieira é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Maranhão. O dia 15 de maio celebra a regulamentação da profissão em 1962, que busca contribuir na construção de uma sociedade justa.

 

3 comentários em “Serviço social do Hospital Dr. Carlos Macieira (MA) oferece assistência e acolhimento a familiares de pacientes”

  1. Edilene Brito disse:

    Parabéns Kate viégas merecem sim um Reconhecimento
    Pelo trabalho, dedicação ,principalmente pela ética profissional
    E pela coragem no momento tão difícil q estamos passando

  2. TACIANE AHID GUILHON disse:

    Parabéns pelo lindo trabalho! Minha mãe já ficou internada várias vezes no HCM e o acolhimento dessa profissionais é maravilhoso! Parabéns Kate e toda equipe! Obrigada.

  3. Wesley Morais Fernandes disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, lhe desejo força e coragem para enfrentar o que tem nessa época de pandemia e que vc continue a ajudar as pessoas que tanto precisam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *