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Sorrir Centro (MA) celebra 5 anos com mais de 700 mil atendimentos

02/03/2023

Momento contou com programação especial e homenagens; unidade odontológica gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é a única do segmento a contar com Acreditação Nível I pela ONA

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) Centro, em São Luís, celebrou nesta quinta-feira (02/03) cinco anos de funcionamento com mais de 700 mil atendimentos. O centro odontológico, gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende 4 mil pacientes ao mês e mantém referência nacional para o segmento, sendo a primeira unidade a receber Acreditação Nível I pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para celebrar a data, a unidade preparou programação especial que contou com presença do governador do Estado, Carlos Brandão; secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, diretora- executiva do Instituto Acqua, Paula Assis, além de corpo técnico, clínico, convidados, colaboradores e pacientes que aguardavam por atendimentos.

Na oportunidade houve entregue de placas de homenagens às autoridades e gestores da saúde em forma de reconhecimento pelo trabalho, dedicação e empenho em prol da assistência em saúde bucal. A programação contou ainda com a participação da banda da Guarda Municipal e o tradicional parabéns e o momento para fotos.

O governador do Estado, Carlos Brandão, elogiou o Sorrir e resultados alcançados. “Aqui está sendo prestado um bom serviço, isso nos anima para que possamos ampliar esse projeto de cidadania para todas as regionais de saúde e fazer parcerias com os municípios para ofertar capacitação para que eles possam ter esse serviço”, celebrou.

Tiago Fernandes, secretário de Estado da Saúde, aproveitou para parabenizar os profissionais que atuam na unidade. “Vocês merecem toda felicidade e parabéns pelo serviço de excelência em saúde bucal. Esses mais de 700 mil maranhenses que passaram pelo Sorrir, tenham certeza, vocês estão na vida dessas pessoas e o governo do estado estende a mão contribuindo para uma política de saúde bucal efetiva”, disse.

Fabrício Saraiva, diretor geral do Sorrir, agradeceu os colaboradores pelos resultados alcançados e pontuou a transformação que os cidadãos maranhenses tiveram com acesso aos serviços odontológicos. “Aqui pacientes tiveram suas vidas transformadas, devolvemos a eles autoestima, porque pacientes perdem a inibição, conseguem mastigar melhor, têm dignidade e melhor qualidade de vida”.

Conquista – Em 2022, a unidade conquistou a Acreditação Nível I da Organização Nacional de Acreditação (ONA) por atender todos os critérios de segurança ao paciente. A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos, promover a qualidade e segurança da assistência no setor da saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender padrões definidas pela ONA, reconhecidos internacionalmente. A experiência de gestão do Sorrir está sendo utilizada pela ONA como modelo em outras unidades que buscam a Acreditação.

A unidade dispõe de 17 consultórios odontológicos com equipamentos de última geração e profissionais especialistas em diversas áreas de odontologia Saúde e possui cerca de 120 funcionários (diretos e indiretos). O Sorrir oferece atendimento de urgência, emergência, clínico, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese, bucomaxilo, dentística reparadora, estomatologia, implantodontia, ortodontia e PNE. Entre os diferenciais estão atendimentos a pessoa com deficiência, mal de Parkinson, Alzheimer, sequelas ao AVC (acidente vascular cerebral), autismo, entre outros, e o serviço de diagnóstico prévio de câncer bucal.

Há ainda o Sorrir Móvel, serviço odontológico itinerante que disponibiliza duas salas odontológicas, aparelho de raio-x, pia, autoclave para esterilização dos instrumentos utilizados nos procedimentos, refletor odontológicos, além de equipes treinadas para atender a população. Com o Sorrir Móvel foram 17.867 atendimentos.

Números – Em 2020, foram 107.085 mil atendimentos; No ano de 2021, a soma chegou a 142.158 mil; Em 2022, houve mapeamento de 144.147 mil, em 2023, até fevereiro, foram 20.812. Os atendimentos de urgência em 2020 foram de 7.192; em 2021 chegaram a 5.217, em 2022 teve registro de 1.262 e em 2023, 257 – até fevereiro. Já os atendimentos de consultas garantiram, em 2020, 18.777, em 2021, o número de 28.695, em 2022 contabilizados 33.640, e em 2023 os dados chegaram a 4.602, até fevereiro. Os procedimentos em especialidades marcaram 73.463 em 2020; em 2021 chegaram a 95.841; em 2022 foram 98.790, e em 2023, 14.708, também até fevereiro.

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